Oito horas da noite, atrasado, o casal segue para um jantar na casa de amigos. Tanto o endereço quanto o caminho são novos, mas a esposa teve o cuidado de conferir o mapa antes de sair.
O marido dirige, enquanto ela o orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda, porém ele tem certeza de que deve virar à direita.
Uma pequena discussão se inicia, mas ela deixa que ele decida o que fazer.
Ele então vira à direita, mas percebe que estava errado.
Com certa dificuldade, ele admite o erro, enquanto faz o retorno.
Neste momento sua esposa sorri e diz:
– Meu bem, não há nenhum problema em chegar um pouquinho atrasado.
– Mas se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, porque não insistiu um pouco mais? – Perguntou o marido.
– Bem, entre ter razão e ser feliz, eu prefiro ser feliz. Nós estávamos à beira de uma discussão, e se eu insistisse um pouco mais, teríamos estragado nossa noite.
.Antes de apenas reagir às situações, faça a você mesmo duas simples perguntas: Qual é o meu objetivo? Esta atitude que estou prestes a tomar me coloca mais perto ou me afasta dos meus objetivos? Se sua resposta para esta última pergunta é “me afasta dos meus objetivos”, então descarte-a; prefira ser feliz. Isso vale para qualquer área de nossas vidas. Se você saiu de casa para se divertir, divirta-se. Se está no trabalho para fazer o seu melhor, faça-o, se viajou para relaxar, então relaxe. Não deixe que situações inesperadas lhe causem sentimentos ou emoções que o afastem de seus objetivos. Nós gastamos muita energia para demonstrarmos que temos razão, quando deveríamos usá-la para conquistar aquilo que realmente desejamos. Afinal, o que você prefere: Ser feliz ou ter razão? .
Inteligência Emocional é a capacidade de manipularmos nossas emoções de forma que elas trabalhem a nosso favor e nos levem mais perto de nossos Objetivos. (Marco Fabossi) .
Um grande abraço, .
Marco Fabossi
Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança .
Como criar um Blog Grátis Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos Como Criar um Blog Grátis .
Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança
Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Melhor Livro de Liderança do Brasil . Líder do Futuro O melhor programa de formação de líderes do Brasil. Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação Vídeos – Liderança e Motivação . Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: Os Melhores Textos sobre Liderança
Poxa Marco, essa foi de arrebentar… que bençao…
creio que teu proximo livro será sobre matrimonio…
¡¡¡… y vaya que tienes experiencia, hermano!!!
grande abraço
seu irmao
pr. alex
boa noite
MARCO
Esta tocou no meuemocional, muitas vezes eu cometo isso e nunca me dei conta do quanto é importante esquescer pequenas coissas e na hora ser feliz, esquecer, não levar aserio a teimosia, minha ou do marido no momento, nossa foi uma exelente lição. Brigadão, grande abraço
TEREZINHA FATIMA RIBEIRO-CHAPECÓ -SC
muito bom, tem uns 3 anos, que venho pensando desta forma, e me fez muito bem, só que ai está a ideia, existe um caminho para chegar pensar desta forma, e viver pensando assim, te coloca numa posição melhor, pelo menos eu me sinto assim, é muito bom!!!
Excelente!Uma boa maneira de ensinar às pessoas como chegar mais fácil à felicidade e a alcançar seus objetivos.
É, Marco.
Muitas vidas estão sendo extintas num ato impensado de “ter razão”…Ninguém quer ficar pra trás. Quer ter razão e não mede o que faz pra isso.
Muito bom!
Me fez parar, para refletir nos pequenos atos e decisões precipitadas q faço no meu dia a dia!..
essa historia aconteceu com Sao Paulo, vc ja conhecia?, so mudou os personagens mais parabens
Ola Marcos gosto muito de ler seus trabalhos sou uma lider e aprendo cada vez mais com voce, fiz P N L e meu lema desde então é: É MELHOR SER FELIZ DO QUE TER RAZÃO com certeza um abraço.
Maravilha!!!Que pérola!!!
Muitas vezes discutimos e estragamos um dia ou uma noite em discussões sem a menor importância…
Muito obrigado
Pr.Flabenilto
Esta metáfora demonstra a sensibilidade, no caso feminina, em evitar o conflito. Além disso, demonstra que, sabiamente, ela já previa que a sua cooperação no sentido de informar o endereço ou rota que ela conhecia ocasionaria uma discussão, a qual preferiu evitar. Cabe o questionamento: Teria o marido agido da mesma forma, caso a esposa estivesse no volante? Teria ele preferido se calar, porque a orientação dele, a qual beneficiaria ambos no sentido de chegar mais cedo na festa, acarretaria uma briga ao invés de ser apreciada?
Adriana, tudo bem? Este é um bom questionamento! Penso eu que o equilíbrio emocional ou a inteligência emocional independe de sexo ou posição. Ela nasce da decisão de não terceirizar o controle das emoções, porque quando supostamente revidamos ou “devolvemos na mesma moeda”, o que na verdade estamos fazendo é entregando nas mãos de outras pessoas, que muitas vezes nem conhecemos, o controle de nossas emoções. Muito obrigado por participar do Blog. Abraços, Marco Fabossi.
Olá Marco!
Estou trabalhando e um livro, e gostaria de incluir nele a história que vc descreve, e lógico colocarei a fonte se vc me permite.
att
Luis Carlos
Luis Carlos, tudo bem? Muito obrigado por participar do Blog da Liderança. Fique a vontade para usar os textos do blog. Basta citar a fonte.
Um grande abraço.
Marco Fabossi
Muito interessante suas pontuações em inteligência emocional e estes textos que fazem realmente pensarmos antes de agir. Muitas vezes às pessoas estão passando por aquecimento mental(Marta Medeiros)e com isso explodem por qualquer motivo. Gosto muito de ler o que você escreve. Tenho uma dúvida às vezes é um pouco difícil para mim entender qual é a escolha para ser feliz ou usando a razão? tenho dúvida mesmo!
Monica, tudo bem? Essa dúvida é universal. Apesar de buscarmos a felicidade, muitas vezes nos posicionamos como donos da razão. Esta é uma luta constante. Veja o post http://www.blogdofabossi.com.br/2010/07/os-lobos-inteligencia-emocional/
Muito obrigado pela participação e pelos comentários.
Abraços,
Marco Fabossi
td de bom
Boa tarde, você teria um livro com esse título ou abordando o mesmo tema?
Pai…nao sei o email do Ze…por favor envia isso a ele
bjo
Valéria