O nome que se dava às antigas tripulações marítimas, no final da idade média, era “companhia”. No cerne da palavra está o pão, único alimento que permitia ser guardado sem estragar. Por isso, a expressão “companhia”, originada no latim, é a junção das palavras “cum”, “pan”, “ia”, que significa, “vão com o mesmo pão”.
Companhia, portanto, assumiu o sentido de “aqueles que repartem o pão”, e daí vem as expressões “companhia marítima”, “companhia militar” e, “companhia” no sentido de empresa ou organização, aquela que reparte o pão com você em direção ao futuro.
A palavra “companheiro” deriva de companhia, que é aquele que constrói relações para que possa “repartir o pão”, ou seja, compartilhar aquilo que tem, para que juntos, possam construir pontes em direção a um futuro melhor, para todos.
Adaptado do Texto de Mário Sérgio Cortella, do Livro “Qual é a tua obra?”
É por isso que o líder tem que ser companheiro de sua equipe. Talvez não consiga ter o mesmo nível de amizade ou afinidade com todos, contudo, independente disso, precisa ser justo e imparcial ao “repartir o pão” com as pessoas.
O companheirismo na liderança nasce na decisão de ter atitudes de amor por alguém, enxergando na outra pessoa um ser humano que, como você, também precisa de ajuda, decidindo servi-la, estar atento às suas reais necessidades, seus interesses e seu bem-estar, independentemente do sentimento que possa alimentar por ela.
Não é necessário morrer pelas pessoas, mas viver para elas, traduzindo o amor em atitudes, independente do sentimento. Atitudes que transformam um possível sentimento de rejeição num genuíno interesse em ajudar alguém que, como você, pode melhorar em muitas áreas, e como qualquer outra pessoa, precisa de alguém que a ajude com isso, e esse alguém é você.
Eu uso um axioma que me ajuda a internalizar esse conceito: “Ninguém muda ninguém, mas ninguém muda sozinho”. Todos precisam de ajuda para mudar, incluindo você e eu. Seus liderados precisam que você os ajude a mudar, crescer e melhorar; não se esqueça disso.
Você pode não ter muita afinidade ou até mesmo não gostar de alguém que está sob sua liderança. Entretanto, como líder, precisa estar disposto, independente de seus sentimentos, a atender às necessidades e interesses dessa pessoa, cuidando de seu desenvolvimento e bem-estar, ajudando-a a construir pontes para o futuro, um futuro melhor.
.
Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder
de Marco Fabossi
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança
.
.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Veja outros textos do Blog da Liderança . Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança
. Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança Líder do Futuro O melhor programa de formação de líderes do Brasil. Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação Vídeos – Liderança e Motivação Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: Os Melhores Textos sobre Liderança
É isso! Ainda vai chegar o dia que, os contadores ao avaliar uma empresa, vão aprender a medir o quanto de amor existe nesta empresa e impacto disto na sua eficiencia e resultados…
Grande Marco Fabossi, com certeza a questão do líder ser companheiro da Equipe remete um grande crescimento não só para a Equipe quanto para o líder criando a ponte para o Futuro.
Tenho um blog também e estou com um post bacana sobre Motivação:
Motivação um motivo para ação:
http://www.equipepolishop.com.br/blog/polishop/motivacao/
Um abraço,
Fábio Costa
Olá Marco, muito interessante seu texto!!! Gostaria de saber se posso compartilha-lo com a equipe da empresa, através do jornal interno? Citarei a fonte, caso você autoriza. Grata pelas reflexões, Thaís Ribeiro
Thais, bom dia. Tentei enviar um e-mail pra você, mas voltou com erro. Fique a vontade para utilizar e divulgar o texto. Abração, Marco Fabossi.
Bom dia, Marco!
Obrigada, seu texto será muito útil.
Thaís Ribeiro
Marco, adorei o texto. É incrível a quantidade de supostos “líderes” que conheço que desconsideram completamente estas ideias…
Aos meus amigos de fé, meus verdadeiros amigos.