Na juventude, quando comecei a trabalhar, eu sonhava em mudar o mundo, e quando conversava com Deus, dizia:
– Senhor, me dê energia para que eu possa mudar o mundo!
Com o tempo, porém, notei que por mais energia que eu empregasse em mudar as coisas ou as pessoas, nada acontecia.
Foi então que decidi mudar minha oração, e comecei a conversar com Deus da seguinte maneira:
– Deus, por favor, me ajude a transformar os que estão ao meu redor, os que convivem comigo no dia-a-dia, minha família, meus amigos, as pessoas que lidero, meu chefe, enfim, todos os que estão perto de mim.
Com o tempo percebi que essa oração tampouco surtia efeito. Foi então que descobri que a oração que realmente funcionava era muito mais simples:
– Deus, me ajuda a mudar a mim mesmo.
Se eu tivesse orado assim desde o começo, não teria desperdiçado tanto tempo tentando mudar os outros, quando o que realmente tornaria melhor tudo e todos os que estavam à minha volta, era a minha própria mudança.
Não existe evolução sem mudança, por isso, um líder interessado em evoluir, naturalmente provoca e promove mudanças. A primeira e principal mudança, contudo, é aquela que acontece dentro do próprio líder, que busca a autoliderança através do autoconhecimento, conhecendo-se melhor, encarando seus pontos fracos, potencializando seus pontos fortes, e assim conquistando naturalmente maior nível de autoconfiança. Afinal, quando é que você se sente confiante ao participar de uma reunião? Quando domina o assunto? Da mesma maneira sua autoconfiança aumenta à medida que domina o “seu” assunto, ou seja, quanto mais você se conhece, maior é sua autoconfiança.
Liderar pessoas não é uma tarefa simples, contudo, não existe resistência maior do que liderar a si mesmo, fazendo com que o próprio líder se torne o seu maior inimigo, porque a autoliderança é uma das ações que mais exige equilíbrio, determinação e disciplina por parte do líder.
Você já percebeu que o ser humano vem de fábrica com algumas características bem interessantes?
- A visão que temos de nós mesmos na maioria das vezes não é realista, ou seja, não somos exatamente o que pensamos ser;
- Somos capazes de formular conceitos sobre qualquer outra pessoa, exceto sobre nós mesmos;
- Temos a tendência de julgar os outros por suas ações, e a nós mesmos pelas intenções, usando, assim, nossas boas intenções para justificar erros e amenizar resultados negativos.
Estas são as razões básicas que tornam o autoconhecimento e a autoliderança tão importantes para o líder, que antes de conhecer e liderar os outros, precisa fazê-lo a si mesmo, portanto, não se esqueça: Quer provocar mudanças? Então: “Primeiro eu”.
.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança
.
.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Veja outros textos do Blog da Liderança . Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança. Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil . Líder do Futuro O melhor programa de formação de líderes do Brasil. Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação Vídeos – Liderança e Motivação . Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: Os Melhores Textos sobre Liderança
BOA TARDE!!! MAIS UMA LIÇÃO PARA O MEU APRENDIZADO!! OBRIGADO ( ESTOU RECEBENDO UNS E-MAILS QUE VEM NO NOME DE ALEX BLOGFABOSSI, EM INGLES) POSSO CONFIAR?
A CADA DIA QUE PASSA APRENDO MAIS COM VOCÊ!
ABRAÇOS…
Uma grande lição, cada e-mail que recebo, já vou logo ler o texto completo. Cada um me traz um novo aprendizado.
Obrigado por mais um.
Parabéns e um abraço.
Essa é mais uma lição que o Senhor Jesus já havia nos ensinado,”o que queremos que os outros nos façam devemos tomar a iniciativa e fazer primeiro,antes de julgar tirar o argueiro do próprio olho,amar ao próximo como a nós mesmos etc.”,sempre começando em nós em direção ao outro,mas primeiro pedindo a orientação de Deus.Esse é o caminho.
Marco, mais uma vez tenho a certeza que você é uma pessoa iluminada.
Simplesmente sensacional este artigo, uma lição para que realmente acreditemos no quão importante é olhar para nosso interior.
PARABÉNS!!!
Te admiro muuuuito.