A professora solicitou aos seus alunos que escrevessem os nomes de cada colega da sala numa folha de papel, e ao lado do nome a melhor coisa que eles poderiam dizer sobre cada um de seus colegas.
Em casa, a professora escreveu o nome de cada aluno e todas as coisas boas escritas pelos colegas em uma folha de papel, e no dia seguinte entregou a cada um sua respectiva lista.
Em pouco tempo a classe toda estava sorrindo, e se ouvia coisas como: “Eu nunca soube que eu significava tanto assim pra alguém!” e “Eu não sabia que os outros gostavam tanto de mim!“
Muitos anos depois, um dos alunos foi morto no Vietnã e aquela professora foi ao seu funeral, e quando se aproximou do esquife, um soldado lhe perguntou:
– Você era a professora de matemática do Mark?
– Sim! Ele era um dos meus alunos.
– Mark falava muito sobre você! – comentou o soldado.
Depois do funeral, amigos e parentes foram à casa dos pais de Mark, inclusive a professora, e quando lá chegou o pai de Mark aproximou-se dela e disse:
– Nós queremos lhe mostrar uma coisa: Eles acharam isso com o Mark quando ele foi morto.
Era o papel com todas as coisas boas que os colegas de Mark falaram sobre ele.
– Muito obrigado por ter feito isso por ele! – disse a mãe – Mark guardava isso como um tesouro!
Em seguida, muitos dos ex-colegas de Mark se reuniram e começaram a falar sobre aquele papel e, um por um, diziam sobre sua importância na vida de cada um deles.
Naquele instante, a professora sentou-se e chorou de emoção. Apesar da tristeza pela morte de Mark, ela soube naquele exato momento a diferença que havia feito na vida de todas aquelas pessoas com uma simples atitude.
Texto extraído do Livro “Coração de Líder” de Marco Fabossi
Quem me conhece sabe que eu costumo dizer que “O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo”, por isso, liderar não significa apenas cuidar do presente, mas também trabalhar para que este presente ajude a construir um futuro melhor, pra você e pra todos os que estão a sua volta.
E às vezes, quando pensamos sobre como contribuir para a construção de um futuro melhor, imaginamos coisas mirabolantes, grandes investimentos, dedicação de tempo à alguma ONG, doação de bens e dinheiro, etc. De fato, isso tudo é bom e positivo, mas é pouco perto do muito que podemos fazer quando nos conscientizamos do poder que temos para impactar o presente e transformar o futuro com ações simples e cotidianas.
Um elogio, um olhar, um abraço, um “muito obrigado”, um “me desculpe”, um café, almoço, uma lembrança, parar para ouvir alguém, demonstrar respeito e interesse genuíno pelas pessoas, e tantas coisas simples, que dependem apenas de boa vontade, tempo e energia.
Já sabemos que a liderança traz consigo grandes responsabilidades, mas não podemos esquecer que também nos brinda com o grande privilégio de podermos influenciar e inspirar a vida das pessoas para que tanto o presente quanto o futuro convertam-se em dias melhores para todos.
E então? Qual é o presente que você tem dado para o futuro?
Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!
Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]
Leia também:
Carta para um Líder
Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro
Me emocionei com seu post de hoje. Parabéns! Ser líder é isso mesmo, aproveitar cada momento para pensar no outro.
Bela reflexão! Muito bom !!
Muito inspirador.
Obrigado.