Um dos jogos de futebol mais comentados nos últimos tempos foi Barcelona e PSG, ao disputarem um lugar nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa em 2017. O PSG venceu o primeiro jogo pelo inesperado placar de 4 x 0, praticamente eliminando o Barcelona da competição. O próprio Neymar comentou ao final do jogo que seria praticamente impossível reverter a situação, mas que não poderiam desistir.
Mas o segundo jogo chegou, e o Barcelona que precisava vencer por 4 gols de diferença sem sofrer nenhum, marcou o seu primeiro gol logo no início do jogo. Depois o segundo e o terceiro. E a cada gol todos comemoravam muito, e um jogador do Barcelona corria pra buscar a bola e a colocava rapidamente no meio do campo para reiniciar o jogo. Eles não queriam nem podiam perder tempo.
Mas subitamente o PSG marca um gol e piora ainda mais a situação. Agora o Barcelona precisava marcar 6 gols, e não apenas 4. Foi então que aconteceu uma falta perto da área do PSG, Neymar cobra e põe a bola na gaveta: 4 x 1. Alguém novamente correu pra pegar a bola, colocou-a no meio do campo e o jogo recomeçou. O que percebíamos nos jogadores do Barcelona era um sentimento de: “Estamos chegando cada vez mais perto. É possível. Vamos conseguir!”.
E quase no final do jogo, o que poucos esperavam aconteceu; o Barcelona fez 6 x 1 no PSG, num dos jogos mais emocionantes da história do futebol, e classificou-se para as quartas de final.
Mas o que levou os jogadores do Barcelona a demonstrar tanta dedicação e determinação na busca desse resultado? Entusiasmo! Porque assim como a respiração e a nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional, capaz de mover as pessoas adiante, com dedicação, paixão e força criadora, ainda que as condições não sejam as melhores. A palavra entusiasmo vem do grego “en-theos-asm” que significa “sopro de Deus dentro”, e o dia a dia mostra que o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, mais relacionados ao entusiasmo das pessoas que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos.
Mas de onde vem o entusiasmo? Ele nasce do desejo de conquistar alguma coisa, e da esperança de que é desafiante e possível conquista-la. E esse é um processo que inicia no cérebro e reverbera por todo o nosso corpo por meio da Dopamina, o neurotransmissor da realização. Quando atingimos uma meta, quando riscamos uma tarefa da nossa lista diária de afazeres, uma sensação de prazer e conquista é provocada pela Dopamina, o “hormônio” da realização. O propósito da Dopamina é ter certeza de que nós conseguiremos conquistar aquilo que queremos.
A cada gol marcado os jogadores do Barcelona recebiam uma descarga de Dopamina, e o resultado desejado ia ficando cada vez mais perto, e mais produção de Dopamina, e o resultado ficava mais perto, e mais Dopamina, até que o resultado acontece, e todos entram em estado de extase.
É por isso que metas e objetivos precisam ser escritos, detalhados, tangíveis, concretos e, principalmente, visuais. Nós precisamos ver o que queremos conquistar, para continuarmos biológica e quimicamente focados. Sem uma visão clara daquilo que queremos conquistar, torna-se muito difícil permanecermos biologicamente entusiasmados e focados. A visão de Futuro de Martin Luther King, por exemplo: “Eu tenho um sonho, crianças brancas e negras brincando juntas, dando as mãos”. Ele e todos os que o seguiam podiam imaginar e ver isso acontecendo. Esse foi um dos principais motivos do entusiasmo que arrebatou o coração das pessoas que participaram desse movimento.
É por isso que uma visão de futuro precisa ser tangível e mensurável, por que cada vez que percebemos que estamos avançando em direção ao sonho, ao objetivo ou à meta, mais Dopamina é produzida e maior é o entusiasmo que nos motiva a seguir em frente.
A descoberta sobre a função e o funcionamento da Dopamina é uma das grandes e muitas contribuições que a Neurociência trás para a Liderança. Se queremos conquistar alguma coisa, precisamos estabelecer uma visão de futuro desafiadora, tangível, concreta e visual, trazê-la à memória constantemente, e celebrar cada passo conquistado em direção à ela.
Portanto líder, fica a dica.
“Sem entusiasmo nunca se realizou nada grandioso” (Ralph Waldo Emerson)
Aqui está o vídeo!
Fast Tube by Casper
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]
Leia também:
Espere o Melhor (Neurociência)
Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro