Quando eu atuava como programador de sistemas em uma consultoria de tecnologia, bem no início de minha carreira nessa área, lembro-me que certo dia o Diretor da empresa me chamou em sua sala, entregou-me um livro, e disse:
– Marco, acabei de sair de uma reunião na empresa X, onde fechamos um projeto de desenvolvimento de sistemas na linguagem de programação RPG-II. Você será o responsável pelo projeto, e como não temos ninguém que conheça essa linguagem aqui, passei numa livraria e comprei este livro pra que você estude sobre isso. Vou te enviar as informações do projeto, e em seguida conversamos sobre dúvidas e detalhes. Iniciamos o projeto em duas semanas, ok?
E completou…
– Eu sei que é um grande desafio, mas tenho plena confiança em você e em seu trabalho. Se precisar de algo, sabe que pode contar comigo, certo? Então mãos à obra.
E eu me lembro-me de estar, no final de semana seguinte, na praia com minha família, debaixo de um guarda-sol, estudando programação RPG-II com muito entusiasmo. O projeto durou um ano, e foi um sucesso.
Um dos temas que mais tem me chamado a atenção no desenvolvimento de líderes nesses últimos anos é a importância da construção de relações de confiança. E uma das perguntas mais frequentes que recebo quando converso sobre este tema é: Como construir e manter relações de confiança na liderança? Qual é o caminho?
Bem, essa resposta é tão abrangente que virou tema do meu novo livro, que espero finalizar ainda este ano. Contudo, já posso adiantar que o primeiro passo para construir relações de confiança é oferecer confiança; demonstrar confiança nas pessoas. Em outras palavras, é preciso praticar a lei da semeadura: primeiro semear confiança, pra então colhe-la.
E essa semeadura não se faz com palavras apenas, mas também e principalmente, com atitudes que permitam às pessoas demonstrar seu conhecimento, capacidade, comprometimento, potencial e valor. Atitudes que dão às pessoas maior empoderamento e autonomia, e que as tornam mais entusiasmadas, ativas e participativas; atitudes que, mesmo sem palavras, transmitam à elas mensagens como: “Eu confio em você. Eu sei que você é capaz. Eu acredito que você pode realizar esse trabalho”.
Lembre-se, sem confiança não existe liderança. Você pode até mandar e as pessoas obedecerem, mas isso está muito aquém do que se espera de um verdadeiro líder, portanto, semeie confiança, para então colher o que as pessoas têm de melhor.
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]
Leia também:
Relações de Confiança (Liderança)
Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro
Confiança uma semente que germina e cresce lentamente mas agiganteia-se… Obrigado Marco!
Com esse trechinho, imagino como o livro deve estar fabuloso! Obrigada por suas mensagens semanais,
Muito bom ! Confiança construída sob ações e não palavras. Discursos coerentes e alinhados com atitudes é o que esperamos de lideres de uma forma geral. Aguardando o livro. Parabéns Marco!