Certo dia, durante a aplicação de uma prova, faltando poucos minutos pra terminar o horário, um aluno me chamou e perguntou:
– Professor, você pode me dar uma folha em branco, por favor? É que eu rabisquei e rasurei tudo por aqui, fiz uma confusão danada em algumas respostas, e preciso passar a prova a limpo antes de entregar.
E apesar do pouco tempo restante, ele passou a prova a limpo, completou a folha em branco, e entregou-a.
Todos os dias quando você acorda, Deus também coloca em suas mãos uma folha em branco, para que você a preencha do jeito que quiser, independentemente de como tenha preenchido as anteriores; uma nova chance para fazer diferente e melhor; uma oportunidade para deixar o que aconteceu no passado, e honrar o “presente”, iniciando cada dia pensando: “Quem eu sou começa agora!”.
Como disse certa vez Charles Swindoll, “Quanto mais eu vivo, mais eu percebo o impacto da atitude no mundo em que vivemos. Atitude, para mim, é mais importante do que Fatos. É mais importante do que o passado, do que educação, do que dinheiro, fracasso, sucesso, e qualquer outra coisa que as pessoas possam pensar ou fazer. É mais importante do que aparência ou habilidades. Atitude pode quebrar ou transformar uma empresa, uma igreja, um lar. A coisa mais fantástica do mundo é você ter a liberdade de escolher qual atitude você vai abraçar. Nós não podemos mudar o passado, nós não podemos mudar a maneira das pessoas se comportarem, nós não conseguimos evitar o inevitável; a única coisa que podemos mudar e que depende apenas de nós mesmos é a nossa atitude. Eu estou convencido que a vida é 10% daquilo que acontece conosco e 90% como reagimos ao que acontece conosco”.
Pode ser que até ontem você tenha dado o seu melhor, ultrapassado as metas, entregue bons resultados, e consequentemente recebido elogios, reconhecimento, prêmios e promoções. Ou quem sabe, o seu nível engajamento e dedicação tenha estado bem abaixo daquilo que poderia oferecer, que os resultados tenham sido medíocres, e que até ontem as coisas tenham estado ruins. Enfim, bom ou ruim, tudo isso é passado e, de fato, não importa muito. O que realmente importa é o que você fará daqui pra frente e como preencherá as próximas folhas em branco; se preferirá seguir celebrando as antigas vitórias e lamentando as derrotas do passado, ou se vai encarar de frente os desafios e assim protagonizar a conquista daquilo que tanto almeja.
Lembre-se, a vida é muito curta para ser pequena, por isso, não faça dela um rascunho, porque pode ser que não dê tempo para passa-la a limpo. Então, independentemente do que aconteceu até ontem, comece o seu dia pensando: “Quem eu sou começa agora!”, e faça o seu melhor!
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
A Atitude é Tudo; ou Nada!
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |
Excelente texto!
Muito inspirador, acredito que todos nós as vezes nos sentimos assim, pensando que já não há muito a fazer ou mudar, que já não há tempo para aprender ou fazer algo novo ou apenas diferente. Parabéns por mais um texto de muita verdade.
Excelente texto. Parabéns!
Fabossi querido… sensacional…….
ameiiiii
Bom dia e licencinha.
Se não tiver problema, gostaria de divulgar aqui meu primeiro vídeo do canal que estou criando sobre Liderança e Coaching. O video está muito bacana e fala sobre como se tornar o melhor do melhor que você puder ser.
Grato pela atenção.
https://www.youtube.com/channel/UCNev3VliRFn1wuWhFgxfmzA/videos?view_as=subscriber
Perfeito!! Parabéns.