Havia uma cidade onde todos eram felizes. Os habitantes conviviam em harmonia e tudo funcionava muito bem. A prisão vazia, o tribunal quase não era utilizado e o cartório dava prejuízo, já que a palavra valia mais que o papel.
Mas, cansado da situação, o prefeito convidou a população da cidade para assistir à inauguração de um monumento que havia mandado construir na praça central. Em meio à solenidade os tapumes foram retirados e, bem ali, na frente de todos, surgiu uma grande forca!
As pessoas então começaram a se perguntar: “Por que aquela forca estaria ali?”. Como medo e desconfiança, passaram a procurar a justiça para dirimir causas que anteriormente resolviam de comum acordo. Começaram a recorrer ao tabelião para registrar documentos porque a palavra empenhada já não tinha tanto peso. E com medo da lei, voltaram a temer os líderes e autoridades.
Diz a lenda que a forca nunca foi utilizada, mas bastou a sua presença para mudar tudo.
Quando alguém me pergunta: “Qual é a principal responsabilidade de um líder?”, obviamente respondo que são muitas, mas que entre as principais está, sem dúvida, a criação de um círculo de confiança no qual as pessoas sintam-se livres para serem quem verdadeiramente são; um lugar onde a verdade e a transparência permeiem as conversas e as decisões.
Um líder que opera na base da desconfiança, no modelo do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, apenas gera insegurança, medo e individualismo, e fatalmente precisará fazer uso de poder e controle para que as pessoas atendam os seus desejos. E o grande problema desse modelo é que o uso de poder e controle até funciona, mas por pouco tempo, porque “coisas” podem ser controladas; pessoas não. Pessoas esperam estabelecer relações de confiança, promovidas por uma liderança que conquista o reconhecimento de sua autoridade pelo respeito e interesse genuíno pelas pessoas, produzindo segurança, ousadia e cooperação, já que a contrapartida do poder é a obediência, enquanto a da autoridade é o respeito.
Por isso, antes de qualquer outra coisa, se você realmente está interessado em estabelecer uma liderança que faça diferença na vida das pessoas, comece pela construção de um círculo de confiança e segurança, oferecendo à elas um líder confiante, confiável e que confie, enfim, um líder em quem elas possam confiar.
Adquira o Lívro “O FATOR CONFIANÇA” de Marco Fabossi. Nas grandes livrarias, e versão digital na Amazon.
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
Círculo de Confiança (Liderança)
Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro
Liderança sempre foi e é um assunto de extrema importância não como profissionais mas.tambem como seres humanos. Sempre me motivo e entusiasmo ao ver um e-mail do vosso blog. Agradeço que continuem melhorando sempre.
Olá Fabossi, suas reflexões são sempre bem vindas. Parabéns pelo lançamento do próximo livro. Vou querer ler.
Abraços, Carmen Carvalho
Fabossi,
Excelente ensino. Muito obrigado por compartilhar esse precioso conhecimento.
Alguém já disse e eu concordo: Confiança é tudo!
Você não faz ideia de como estas leituras têm me ajudado. Obrigada e parabéns pelo lançamento do novo livro.
Liderar não é fácil, mas é muito bom quando conseguimos atingir nossos objetivos.
Muito obrigada por comlartilhar seu conhecimento! Seus textos são excelentes
Tatiani, muito obrigado. Abs
Respeito! Considero essa a mais poderosa ferramenta na obtenção e preservação do bom relacionamento humano.
Liderança é uma arte que me encanta.
Obrigado por compartilhar!
Muito bom este artigo! Que assunto rico!
Muito obrigado Fabossi! Confiança… Conquistada com TEMPO … perdida em segundo! Deus nos ajude cultivarmos!