Enquanto Dona Naide servia um cafezinho no início da reunião, e o diretor de um grande conglomerado que estava ali pra conhecer melhor o seu provável fornecedor, perguntou à Diretora de RH da *empresa:
– Aqui as pessoas são felizes?
– Bem, ninguém melhor que as próprias pessoas para responder essa pergunta – respondeu a Diretora de RH, perguntando à Dona Naide:
– Você é feliz aqui na Empresa Dona Naide?
– Ah, eu sou muito feliz! Aqui, quando eu sirvo café ou limpo as mesas, as pessoas conversam comigo e me agradecem. Aqui eu me sinto respeitada porque as pessoas me notam e me tratam com educação – respondeu Dona Naide.
O diretor do provável cliente então respondeu:
– Que bom ouvir isso, porque em nossa empresa consideramos que “pessoas” são a prioridade, e esperamos isso também dos nossos fornecedores e parceiros.
E antes que terminasse a semana, o mesmo diretor ligou:
– Decidimos contratá-los como nossos parceiros!
* A empresa em que a Dona Naide trabalha é a Car Park, dirigida pelo Paulinho (Paulo Henrique Coelho da Fonseca Machado), uma empresa que planeja, implanta e administra estacionamentos, e que tem como principais valores: Amor, Família, Confiança, Saúde, Compromisso com a realização continua, e Inspirar e Contribuir para o desenvolvimento humano. Miriam Momma é a Diretora de RH dessa história, que foi contada por ela mesma no encerramento de uma das edições do Líder do Futuro: O Mais Completo Programa de Formação de Líderes do Brasil.
Somente uma liderança que valoriza as pessoas e que tem plena consciência de que “tem gente atrás do crachá”, é que consegue estabelecer uma cultura de respeito e valorização do ser humano nas organizações e, consequentemente, conquistar os melhores resultados por mais tempo.
Quando as pessoas são respeitadas e reconhecidas, passam a perceber que o trabalho que realizam vai muito além das tarefas que executam, aumentam o seu senso de pertencimento, e se dão conta de que fazem parte de uma equipe que se ajuda, coopera e empenha-se na realização de uma grande obra.
Por isso, uma das premissas para tornar-se um bom líder é demonstrar interesse genuíno pelas pessoas; respeitar, valorizar e reconhecer aqueles que estão à sua volta. Algo que não depende do nível das universidades em que o líder estudou, e nem das formações e certificações que fez, mas apenas de vontade e atitude, buscando reconhecer as pessoas pelo que são e pelo que fazem, ainda que, em nossa percepção seja um trabalho simples e rotineiro. Imagine como seriam os banheiros do nosso local de trabalho sem pessoas para cuidar deles. Você já parou pra dizer a elas algo como: “- Muito obrigado pelo importante trabalho que realiza aqui na empresa. Sem você esse lugar seria uma bagunça.”? Algo tão simples e rápido, mas precioso e importante para quem ouve.
Nossas organizações estão repletas de gestores altamente capacitados, dotados de enorme competência técnica e gerencial; homens e mulheres preparados para um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, mas tão profundamente dedicados aos negócios e seus resultados que terminam por negligenciar as pessoas, causando insegurança, angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção em todos os níveis das organizações, e com a séria agravante de não serem capazes de criar um futuro melhor. Por isso, mais do que gestores, as organizações precisam de homens e mulheres que valorizem as pessoas como seres humanos, e que as enxerguem e aceitem como são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, gênero, níveis hierárquicos ou sociais, e religião. Líderes conscientes de que “tem gente atrás do crachá”!
Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!
Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
A Revolução dos Diferentes (Liderança)
Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro
A importância os valores e o carinho com os colaboradores, o tornam partícipes dos processo operacional e organizacional da Empresa, com comprometimento, dedicação e entusiasmo pelo que fazem, onde fazem, porque fazem, uma Empresa assim tem ” ALMA” e é fator de felicidade, bem estar e saúde de todos os que lá trabalham.
Viva a Líder do Futura, com a sua visão de preparar o futuro para os Líderes Atuais.
Conheci o blog agora mas já estou me sentindo em casa!Confiança e respeito são bases para o crescimento e a felicidade! Muito bom o conteúdo! Estou passando por uma fase complicada na empresa e na família, não estamos conseguindo dissociar uma coisa da outra!Os problemas da empresa vão pra dentro de casa e vice versa! Os comentários aqui tem muito relevância para melhorarmos! Obrigado!
Gostaria tanto que o diretor da empresa que trabalho tivesse um pouco dessa visão de liderança. Todos os dias sou eu quem o recebo, (sou recepcionista), ele me olha como se eu fosse uma inimiga dele. Tem o maior desprezo e desrespeito por todos os funcionários que trabalham para a empresa dele. Alguns dias de mais cansaço e fragilidade eu fico pensando se” fiz algo errado”, pela forma hostil que ele me olha e fala comigo quando chega. Por estas e outras tantas, tenho batalhado por uma nova oportunidade em outra empresa. Não há coisa pior do que trabalhar para um ser desumano. Que hajam muitos que pensam em liderança como você Marco, e não existam mais patrões como este a quem me refiro. Parabéns por seu trabalho, é inspirador.