Reféns do Conhecimento (Liderança)

Por trabalhar muitos anos com o mesmo tema, me tornei um grande especialista e referência nos assuntos e processos relacionados à minha área. E por ser tão bom no que fazia, eu buscava direcionar o trabalho de cada pessoa da minha equipe, e ainda revisava aquilo que faziam pra ter certeza de que tudo sairia certinho, e principalmente, do meu jeito.

O tempo passou e eu mudei para uma outra área que, por coincidência, se relacionava com meu antigo departamento. Pouco tempo depois tivemos uma reunião juntos, e uma pessoa que antes trabalhava para mim, apresentou o trabalho que havia sido solicitado. Ao final de sua apresentação, surpreso, eu perguntei:

– Quem fez esse trabalho?

E ela, um tanto receosa, respondeu:

– Eu, por que?

– Porque o que você fez é muito melhor do que eu faria!


Este comentário, feito por um líder que participou de um de nossos treinamentos é, infelizmente, uma realidade mais comum do que imaginamos. Por sorte, ele conseguiu perceber a tempo que havia se tornado refém de seu próprio conhecimento; muitos, contudo, não têm a mesma sorte.

Por mais paradoxal que possa parecer, ser um líder expert nos assuntos relacionados à sua área, pode fazer com que você e seus liderados tornem-se reféns do seu conhecimento, porque tende a fazer com que você acredite que seu conhecimento, sua experiência, sua verdade e suas respostas são sempre as melhores.

De alguma maneira, todos nós somos reféns do conhecimento, porque dependemos dele para que nossas competências se estabeleçam no dia a dia, contudo, como líderes, precisamos compreender que o conhecimento coletivo é muito mais poderoso do que o conhecimento de uma única pessoa, ainda que essa pessoa seja o líder. O papel do líder, portanto, não é ser um expert nos assuntos de sua área, mas tornar-se um agente que constrói, juntamente com sua equipe, um estoque de conhecimento, onde cada indivíduo colabora para a construção de uma nuvem de sabedoria coletiva, permitindo que todos compartilhem desse benefício. E pra que isso aconteça, é preciso que o líder:

  • Acredite que as pessoas de sua equipe podem ter respostas melhores que as suas;
  • Construa verdadeiras relações de confiança;
  • Pare de dar respostas, e comece a perguntar um pouco mais;
  • Escute mais as pessoas e suas ideias;
  • Empodere as pessoas;
  • Aceite resultados diferentes daqueles que obteria se ele mesmo fizesse a tarefa;
  • Crie um ambiente e uma cultura onde o erro inédito seja parte do processo de construção de aprendizagem e conhecimento.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!

Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

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.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
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2 comentários sobre “Reféns do Conhecimento (Liderança)

  1. Olá Fabossi, Bom Dia!

    Gostei muito deste texto!

    Sugestão: Coloque o link para que possamos publicar nas redes e marcar o blog, sem precisar copiar e colar.

    Att
    Adriana

    • Oi Adriana. Muito obrigado pelos comentários e pela sugestão. Vou verificar como facilitar a publicação nas redes sociais. Abraços, Marco Fabossi

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