Parafraseando o best-seller de Stephen Covey, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, quero compartilhar com você “7 Hábitos dos Líderes Altamente Tóxicos”. Alguns deles eu mesmo pratiquei durante minha própria jornada de liderança e que, graças aos feedbacks que recebi, consegui transformá-los; outros eu conheci em minhas andanças pelo mundo corporativo.
1º Hábito: “Porque eu estou mandando!”
Demonstrações de arrogância e poder é uma das principais características de líderes altamente tóxicos. Muitos deles ainda não descobriram a diferença entre poder e autoridade, e por não conseguirem inspirar as pessoas a fazer o que precisa ser feito de bom grado, fazem do estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo” o seu maior aliado. E no final, como as pessoas, por necessidade ou medo, acabam fazendo o que eles mandam, reforçam a crença de que esse é o melhor jeito de fazer as coisas funcionarem.
2º Hábito: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.”
Para líderes altamente tóxicos que adotam esse hábito, o caráter, a integridade e os valores são apenas coisas bonitas que embelezam os seus discursos vazios e as paredes da organização. Infelizmente eles ainda não perceberam que atitudes falam mais do que palavras, e que, em liderança, o exemplo é a maior e melhor fonte de inspiração e entusiasmo.
3º Hábito: “Se precisarmos conversar novamente, será para tratar de sua demissão.”
Esses adotam o hábito da ameaça; talvez porque acreditem que as pessoas funcionam melhor quando estão com medo. Líderes que ao invés de inspirarem as pessoas, soprando folego de vida dentro delas, apenas expiram o seu folego, sufocam a sua capacidade de criação e realização, e roubam a sua esperança.
4º Hábito: “Se eu quiser bem feito, eu mesmo faço.”
Esse é o hábito dos líderes que sabotam o desenvolvimento das pessoas, e assassinam os líderes do futuro. A estratégia desses líderes é deixar as pessoas inseguras e, consequentemente, dependentes deles. Eles se sentem mais poderosos e importantes quando dizem aos seus liderados o que fazer, do que empoderando-os para que conquistem autonomia naquilo que fazem. São especialistas em controlar, reter informações e centralizar atividades.
5º Hábito: “É pra isso que eu te pago, então se vira!”
Esses são aqueles que exigem resultados sem antes preparar as pessoas para alcança-los. Talvez acreditem que estão delegando tarefas e desafiando as pessoas, mas não percebem que estão apenas “delargando” responsabilidade e frustrando a expectativa delas em serem acompanhadas e desenvolvidas por seus líderes, principalmente quando se deparam com uma nova tarefa ou atividade.
6º Hábito: “Se é pra falar m…, melhor ficar quieto.”
Reunião rolando, o líder pede sugestões para a equipe, alguém fala sobre sua ideia, e a frase assassina aparece. Esse é o hábito dos líderes que acreditam que suas próprias ideias são sempre as melhores, e quando pedem a opinião de outras pessoas, o fazem apenas pra mostrar que elas são incapazes de alcançar o seu nível inteligência e raciocínio.
7º Hábito: “Quando eu precisar de sua opinião, eu peço.”
Esse é o hábito que impede os líderes de perceberem o mal que podem fazer às pessoas; é o hábito de agir como super-herói, de sentir-se a “última bolacha do pacote”, e de não aceitar feedbacks. Quando alguém tenta ajuda-los a perceber coisas que sozinhos não conseguiriam, eles simplesmente ignoram.
E se você se identifica com algum ou alguns desses hábitos, e acredita que deve muda-los, vá em frente. Comece revisitando as suas crenças sobre liderança, e então estabeleça novos comportamentos que, com disciplina e perseverança, se tornarão os seus novos hábitos.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!
Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]
Leia também:
Carta para um Líder
Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro