Final de tarde, pai e filho caminham pela fazenda da família conversando sobre a vida, e o filho pergunta:
– Pai, qual é a chave que abre as portas do sucesso na vida de uma pessoa?
O pai parou por alguns segundos, respirou fundo, olhou ao redor e, apontando para as pombas que enchiam o pombal da fazenda, respondeu:
– Tire um pombo-correio daquele pombal, ponha-o em uma gaiola, cubra-a com um cobertor, coloque-a dentro de uma caixa e esconda-o no porta-malas de seu carro. Em seguida, dirija por mil quilômetros em qualquer direção. Ao libertá-lo, perceberá que ele voará três vezes em círculo e, em seguida, partirá sem hesitação, em direção ao seu pombal. Essa é a chave: Senso de Direção, a capacidade de estabelecer uma visão de futuro, um objetivo, uma meta, um alvo, um ponto de chegada, que nos impede de nos perdermos no meio da jornada. Além do pombo-correio, não há nenhum outro ser vivo nesta terra dotado desta incrível função cibernética de buscar seu objetivo, exceto o ser humano.
A palavra entusiasmo vem do grego “en-theos-asm” que significa “sopro de Deus dentro”. Assim como a respiração, nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional. Sucesso e êxito estão, na maioria das vezes, mais relacionados ao nível de entusiasmo das pessoas do que à sua capacidade técnica ou abundância de recursos. Como disse Ralph Waldo Emerson, “Sem entusiasmo nunca se realizou nada grandioso”.
E o entusiasmo nasce do seu Senso de Direção, da consciência sobre o seu legado (a marca que você quer deixar na vida das pessoas e no mundo), seu propósito (o motivo pelo qual você acorda todos os dias), sua visão de futuro (onde você quer chegar) e os seus valores (aquilo que sua consciência recomenda).
Um dos ensinamentos mais importantes que o filósofo grego Aristóteles deixou para a humanidade, é que o homem é um ser teleológico, onde “teleos” significa sonhos, metas e objetivos, concluindo que toda ação humana tem algum propósito, que esse propósito é que dá significado à vida, e que sem ele, não há sucesso.
Então? Qual é o seu propósito de vida? Qual é o legado que você quer deixar? Por que você acorda todas os dias? Onde quer estar no futuro? Quais são as metas que você estabeleceu para este ano? Você as está cumprindo? Enfim, quanto você tem se empenhado em estabelecer um Senso de Direção para sua vida, e trabalhado para cumpri-lo?
O líder precisa, portanto, estabelecer um Senso de Direção para si, para sua equipe e sua organização, trazendo mais consciência e entusiasmo durante sua jornada, afinal, quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve e, para um líder, “qualquer lugar” definitivamente não serve!
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
Sentindo a Missão (Liderança)
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro
.
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |
Adorei esse post, Fabossi! Muito mais do que uma dica de sucesso, essa foi uma dica de felicidade, e bem completa.
Valeu André! BNN
Mestre Fabossi,
Grande post! Obrigada pela reflexão! 🙂
Valeu Vivien, obrigado!
Adoro os vossos post e a orientaçao para a vida que nela vem explicita.
Claudia, muito obrigado pelos comentários.
Como sempre, uma ótima leitura!
Amei,muito bom mesmo, parabéns!!