Durante uma aula do curso pré-vestibular, professor e alunos discutiam sobre as possíveis estratégias e possibilidades para aumentar as chances de sucesso no vestibular, quando um dos alunos comentou:
– Professor, você sabia que diminuíram a quantidade de vagas na universidade que estou buscando?
– Verdade? E quantas vagas são agora? – Indagou o professor
– Apenas 150!
– E de quantas vagas você precisa pra entrar nessa universidade?
– Ué, apenas uma!
– Pois bem! Então vai estudar!
Segundo Stephen Covey, você pode classificar as situações e circunstâncias da vida em duas categorias: Coisas que você pode influenciar através de suas escolhas, ao que ele chama de Círculo de Influência, e coisas que podem lhe dizer respeito, mas sobre as quais tem pouca ou nenhuma influência, o Círculo de Preocupação.
Pessoas proativas colocam seu foco e energia naquilo que podem influenciar ou modificar, e não se preocupam tanto com o que não podem. Elas concentram seus esforços no Círculo de Influência e agem com protagonismo e otimismo realista, aumentando cada vez mais o seu Círculo de Influência e sua capacidade de entrega na vida pessoal e profissional, transformando-se em agente de transformação.
Por outro lado, as pessoas reativas concentram seus esforços no Círculo de Preocupação. Para elas, existe sempre um culpado por suas frustrações; o governo, a empresa, o cônjuge, o chefe, as crises, enfim, elas permitem ser controladas pelo ambiente colocando o seu foco naquilo que não conseguem controlar. E o resultado a gente já conhece: reclamação, passividade, atitudes acusatórias, lamentações e reatividade, que provocam o encolhimento do Círculo de Influência e o aumento do Círculo de Preocupação. São os agentes de reclamação.
Encontrar uma desculpa é geralmente mais fácil e simples do que esforçar-se para buscar uma solução, contudo, é certamente muito mais frustrante, portanto, não se engane, sua capacidade de conquistar os melhores resultados, agindo com protagonismo e proatividade, está diretamente relacionada ao círculo ao qual dedica a maior parte de seu foco, tempo e energia.
Então, onde você tem colocado o seu foco e energia?
Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma desculpas.
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
A Lei do “Um Terço” (Liderança)
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro
.
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |