A mãe voltou para casa depois de um árduo dia de trabalho, e sua filha correu pra abraçá-la.
– Mamãe, aconteceu um montão de coisas hoje e quero contar tudo pra você.
Depois de ouvir algumas frases, a mãe disse que precisava preparar o jantar, e que ouviria o restante das histórias mais tarde, mas durante o jantar o telefone tocou, e a mãe precisou conversar longamente com uma amiga e, quando desligou, já era hora de arrumar a cozinha.
Depois da cozinha arrumada e as dúvidas sobre os deveres de casa de seu irmão solucionadas, a menina tentou novamente contar as novidades, mas já era hora de ir pra a cama.
Antes de dormir, a mãe foi até o quarto da filha pra ajeitar as cobertas e quando se curvou para afagar seus cabelos e beijar-lhe o rosto, a menina olhou pra mãe e perguntou:
– Mamãe, você me ama mesmo quando não tem tempo para me ouvir?
Qual é o melhor sinônimo que você usaria para definir “comunicação”? Pra mim, o que melhor se encaixa é doação, principalmente ao ouvir, que em liderança, é tão ou mais importante do que falar.
Na liderança, ao escutarmos verdadeiramente as pessoas, demonstramos interesse genuíno por elas, estabelecemos relações de confiança, derrubamos as barreiras da comunicação e abrimos o caminho para trocas, sinergia e criatividade, já que elas se sentem respeitadas e valorizadas pelo líder e pela organização e, naturalmente, estarão mais motivadas a trabalhar por algo que estão ajudando a criar.
Apesar disso, pesquisas mostram que, quanto mais alta a posição de um gestor na estrutura organizacional, mais rarefeita é sua capacidade de ouvir os outros. Um desses estudos, das universidades Lehigh University e Duke University, afirma que quanto maior o poder de um indivíduo no ambiente de trabalho, menor é a probabilidade de ouvir as ideias, sugestões e conselhos de outras pessoas.
Um líder só pode dar daquilo que tem, e colherá daquilo que plantar, portanto, para ser ouvido pelas pessoas, precisa primeiro ouvi-las.
Líderes que buscam escutar empaticamente as pessoas, além de fortalecer a relação de confiança (que é a base da liderança), conseguem entendê-las antes mesmo de liderá-las, aprendem com elas, evitam que problemas simples ou mesmo complexos se avolumem, fortalecem a organização por meio do respeito e da participação e, naturalmente, se tornam mais eficazes em sua liderança.
Ouvir é, sem dúvida, uma das habilidades mais importantes que um líder deve escolher para desenvolver. É uma das principais competências exigidas no atual contexto corporativo, um contexto de transformação, inovação e mudanças.
Afinal, ouvir é tão importante que Deus criou com dois ouvidos e não duas bocas, portanto, doe-se e busque ouvir verdadeiramente as pessoas.
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
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