Laurinha sempre teve muita vontade de ajudar as pessoas, e certo dia decidiu dar dinheiro a algum necessitado. Ela então procurou uma moeda entre as coisas de sua mãe e, quando se preparava para sair de casa disse:
– Vou dar esse dinheiro a um mendigo!
A mãe então chamou-lhe a atenção:
– Filha, esta moeda é minha e você não pode dá-la a ninguém porque ela não lhe pertence.
Sem graça, Laurinha devolveu a moeda à mãe e foi pra a sala, pensando: “Bem, se não posso dar dinheiro, o que poderei dar então? Já sei! A professora sempre diz que o livro é um tesouro e que traz muitos benefícios para quem o lê”.
Eufórica, ela apanhou na estante um livro que lhe pareceu interessante, e já quase saindo na sala o pai a interrogou:
– O que você vai fazer com esse livro, minha filha?
– Vou dá-lo a alguém!
E com serenidade, o pai pediu o livro e disse:
– Filha, este livro é meu, e você não pode dá-lo.
Muito desapontada, Laurinha resolveu dar uma volta e ficou pensando: “Poxa, não é justo! Quero fazer o bem e meus pais não deixam”.
Nisso, ela viu uma colega da escola sentada num banco da praça. Ela parecia tão triste e desanimada que Laurinha esqueceu dos seus problemas, aproximou-se e perguntou:
– O que você tem Raquel?
– Estou chateada porque minhas notas estão péssimas. Não consigo aprender matemática. Desse jeito, vou acabar perdendo o ano. Já não bastam as dificuldades que temos em casa, agora meus pais vão ficar preocupados comigo também.
– Ah! não precisa ficar triste. Eu posso te ensinar matemática. Vamos até sua casa e tentarei ensinar a você o que sei – Respondeu Laurinha.
E ficaram a tarde toda estudando, e quando terminaram, satisfeita, Raquel não sabia como agradecer à amiga.
– Laurinha, aprendi direitinho o que você ensinou. Muito obrigada! Você é muito legal e uma grande amiga. Valeu!
E muito feliz, Laurinha voltou pra casa.
Um líder só pode dar daquilo que tem, e muitas vezes, por ser também o chefe, dispõe de recursos que, apesar de não serem seus (porque de fato, são da empresa), ficam à sua disposição para eventuais necessidades. “Coisas” como um aumento de salário, cursos, livros, eventos, viagens, brindes, uma mesa ou sala melhor posicionada, enfim, mimos que podem amenizar o nível de desmotivação, mas jamais serão capazes de inspirar ou aumentar o nível de motivação e engajamento das pessoas.
Dar coisas é fácil; difícil mesmo é demonstrar interesse genuíno pelas pessoas, e doar a elas aquilo que é mais importante e precioso pra você: tempo e energia. É difícil sim, mas é justamente o que diferencia líderes medíocres de líderes inspiradores, porque “dar coisas” é algo que acontece de fora pra dentro, enquanto a liderança nasce de dentro pra fora; da vontade e determinação de conquistar os melhores resultados com pessoas conectadas com um propósito, respeitadas, reconhecidas, valorizadas, desenvolvidas e, consequentemente, inspiradas, motivadas e engajadas.
Como eu costumo dizer, para liderar de verdade é preciso colocar gente na agenda. Dê uma olhada em sua agenda; se nela você encontrar compromissos relacionados a reuniões de trabalho, projetos, clientes, fornecedores e resolução de problemas, mas não encontrar compromissos com gente, me desculpe, está faltando alguma coisa, aliás, está faltando o principal: gente. Pra liderar de verdade, é preciso dar de si mesmo, separar tempo pra conversar com as pessoas, aproximar-se delas, conhece-las, saber sobre suas expectativas, ouvir suas ideias e sugestões, treiná-las, desenvolvê-las, dar feedback, reconhece-las, empoderá-las e engajá-las.
Lembre-se que o verdadeiro legado de um líder não será determinado pelos bens que deixou, pelas organizações que liderou, pelos recordes que estabeleceu ou pelos produtos que desenvolveu, mas pelas vidas que influenciou, e pelos profissionais e líderes que formou ao longo da sua jornada. No final, dar de si mesmo é o que realmente importa.
E então, como anda a sua agenda?
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
Coloque Gente na Agenda (Liderança)
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |
Bom dia Fabossi! Acompanho seus textos há muito tempo por indicação de um ex-diretor, você tem restrições sobre compartilhamento do material em mídias como linkedin e facebook? Abraço!
João, tudo bem? Por favor, fique a vontade pra compartilhar. Abração. Marco Fabossi
Boa tare, Marco.
Show de texto, pois serve como uma luva para aqueles que conhecem sua Missão de Vida… Por que Deus nos colocou aqui?
No meu caso, minha missão é compartilhar o conhecimento de forma fácil e replicável para transformar a vida das pessoas.
Demorei, mas descobri que nasci para fazer isso, quando estou fazendo isso estou no meu melhor. Eu sou isso… e o que é legal demais é que um dos meus valores é o amor pelo conhecimento. Ou seja, adoro aprender coisas novas, não tenho medo de reciclar o conhecimento já adquirido, para poder compartilhar com as pessoas. Não existe esta de cultura inútil. Uma hora ela pode salvar uma vida.
O que não muda nunca é a conversa olho no olho, mas sem intimidação; o aperto de mão sincero, mas sem quebrar a mão do outro e tampouco ser aquele aperto mole que parece que nem tocou a mão do outro; ouvir sem julgar; agradecer de forma genuína.
Coisas simples que movem e motivam, mas que infelizmente muitos precisam aprender… Aprender porque nunca vivenciaram isso, aprender porque já esqueceram isso.
Sucesso para você