O esquiador iniciante se encontra no alto da montanha quando o sol começa a se por. Olhando para o vale ele percebe a vila onde está hospedado fica mais longe do que imaginava, e então comenta com seu treinador:
– Cara, eu não vou conseguir chegar até lá sem quebrar uma perna.
Olhando ao redor, o treinador aponta para uma pequena cabana 100 metros abaixo deles, e pergunta:
– Você acha que consegue chegar até aquela cabana ali na frente?
– Ah, até lá eu consigo, com certeza! – respira aliviado o iniciante.
Eles então chegam até a cabana e o treinador repete o processo até outro ponto próximo. A cada novo alvo que o esquiador conquistava, se sentia mais seguro e confiante, e assim, apesar de demorarem um pouco mais do que se tivessem tentado fazer a descida de uma só vez, chegaram até a vila são e salvos, antes de anoitecer.
De um jeito simples, mas profundo, nessa pequena estória podemos observar alguns dos principais modelos mentais, conceitos e atitudes de um líder-coach, o líder que não apenas acredita no potencial de seus liderados, mas que também assume o papel de agente de desenvolvimento deles. Vejamos quais são:
Mudança e Transformação são coisas diferentes: Mudança, em geral, é algo pontual, que acontece de fora pra dentro, e que nem sempre se sustenta. É como mudar o caminho para chegar em casa porque existe um acidente no meio do percurso usual; amanhã tudo volta ao “normal”. Já a transformação é um processo evolutivo que começa do lado de dentro, e que requer disciplina, persistência e tempo para que se estabeleça.
Ninguém transforma ninguém, mas ninguém se transforma sozinho: Ninguém tem o poder de transformar uma outra pessoa, mas todos, incluindo você e eu, precisam de ajuda num processo de transformação. O líder-coach, portanto, ao fomentar esse modelo mental em sua equipe, cria um ambiente onde todos estejam abertos a receber a ajuda necessária, e também dispostos a apoiar os outros em seu processo de transformação.
Alinhamento de Expectativas: Para chegar a algum lugar é preciso saber onde você está agora, qual é o lugar onde quer chegar, e qual será o caminho a ser percorrido nessa jornada. O papel do líder-coach, portanto, é externar suas expectativas em relação a resultados, competências e atitudes de cada liderado, ouvir sobre as expectativas deles, alinhar ambos os lados, combinar o caminho a ser percorrido, buscar comprometimento do liderado com o que foi acordado, e compreender de que maneira essa pessoa espera ser apoiada por seu líder nessa jornada.
Perguntas são, muitas vezes, melhores do que Respostas: Se a transformação é uma viagem que começa do lado de dentro, é provável que as respostas que conduzirão seu liderado até o destino desejado, também estejam do lado de dentro. E para extrai-las é preciso que existam perguntas poderosas, que o leve a refletir sob pontos de vista diferentes, e a enxergar possibilidades que até então não havia percebido.
Um passo de cada vez: O líder-coach ajuda a tornar concreto aquilo que é naturalmente subjetivo, porque assim fica mais fácil “enxergar” a evolução e motivar-se por ela. Se o seu liderado, por exemplo, precisa melhorar em “organização”, o primeiro passo é entender em uma escala de 0 a 10, onde ele está nessa competência. Descreva os motivos da nota atribuída, as evidências que o farão alcançar o 10, e o que ele precisa fazer pra chegar no próximo “nível”. Lembre-se, o 10 pode estar muito longe, portanto, ele talvez precise experimentar antes algo que esteja mais próximo, e assim sinta-se mais seguro e autoconfiante. Novamente, a transformação é um processo, e se tentarmos conduzir as pessoas ao 10 de uma só vez, aumentaremos consideravelmente a possibilidade de tropeços e falhas e, consequentemente, de desistências. Um passo de cada vez tende a ser muito mais efetivo.
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
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Parabéns pelos textos que tem nos presenteado a cada semana. Tenho usado muitos deles com minha equipe de trabalho, e esse com certeza é um dos melhores. Com certeza usarei com minha equipe.
Obrigado.
Muito bom esse texto.
Na verdade uma aula de coach. A liderança também é entendermos o grau da(s) dificuldade(s) de nossos liderados juntamente com o grau de entendimento que ele tem do que é ideal naquele quesito e, assim,conseguiremos ajudá-lo a superar aquele obstáculo.. Muito legal essa idéia do passo a passo.
Obrigada Fabossi pela ajuda!
Parabéns Amigo. Sempre com ideias e histórias ótimas para nos ajudar a refletir sobre liderança.
Grande abraço.
Legal