Um pobre e doente ancião teve seu barraco invadido por um terrível bandido famoso por sua crueldade que, ao observar toda aquela pobreza e solidão, pela primeira vez na vida sentiu compaixão por sua vítima, e perguntou:
– O que eu posso fazer por você, velho miserável?
– Por favor, vá até a árvore que fica em frente ao meu barraco e traga-me um galho bem grande e forte – respondeu o ancião.
O assassino então pegou o seu machado e com três golpes certeiros cortou um grande galho, entrou no barraco, jogou-o ao lado do leito do velho, deu a volta e quando já estava saindo, escutou novamente a voz do ancião que suplicou:
– Por favor, me ajude uma vez mais. Pegue esse galho e o devolva-o ao seu lugar de origem!
O bandido, então, indignado gritou:
– Isso é impossível! Eu jamais conseguirei devolver esse galho àquela árvore!
E o ancião respondeu:
– Então, de hoje em diante lembre-se de que o verdadeiro poder não consiste em destruir; isso qualquer um pode fazer. A grandeza do poder está em sua capacidade de construir algo melhor à sua volta.
O assassino permaneceu em silencio por alguns segundos, cerrou os lábios, consentiu com a cabeça, soltou o seu machado e partiu.
Você provavelmente já ouviu alguém dizer que “liderança é influência”, uma afirmação correta, porém incompleta, porque se considerarmos que qualquer tipo de influência é suficiente para estabelecer uma liderança verdadeira, seremos naturalmente induzidos a reconhecer que Adolph Hitler, por exemplo, tenha sido um grande líder, já que conseguiu influenciar milhões de pessoas.
Pessoas que se valem do privilégio da liderança para influenciar negativamente, buscar apenas benefícios pessoais, semear discórdia, causar destruição, e assim tornar pior aquilo que está ao seu redor, ainda que consigam influenciar muita gente, não podem ser chamados de líderes. Porque independentemente dos erros e acertos que possa cometer, o que se espera de um verdadeiro líder é influência positiva; resultado de ações e atitudes de alguém genuinamente interessado no bem-estar das pessoas e nos melhores resultados para todos.
É por isso que a essência da liderança não está no uso do poder e da influência para obtenção de honra e benefício pessoal, mas no comprometimento com a vida e com o ser humano, traduzida em princípios, valores e atitudes que produzam o seu bem-estar e o seu desenvolvimento.
O maior poder da liderança, portanto, está em utilizá-la para construir algo melhor ao seu redor; em casa, no trabalho, na sociedade, no mundo.
E então, como você está usando esse poder?
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
Liderança é Influência
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |