Babe Ruth, um dos mais famosos jogadores de beisebol de todos os tempos, já no final de sua carreira, enquanto fazia sua costumeira volta fora do campo até o abrigo dos jogadores, os fãs começaram a gritar obscenidades e vaiá-lo impiedosamente. As vaias se intensificaram até que um menino pulou a cerca e correu ao lado de seu ídolo.
O menino abraçou a perna de Babe, enquanto corriam e choravam juntos. Babe então ergueu-o em seu ombro e seguiram correndo pela faixa lateral do campo.
De repente, a gritaria e as vaias foram substituídos por alguns segundos de silêncio e, em seguida, por muitos aplausos.
A simples atitude de UM menino mudou o comportamento de MILHARES de pessoas!
Nada se modifica sem liderança, nada se cria sem liderança, nada evolui sem liderança, nada se estabelece sem liderança, por isso, entre as muitas e possíveis definições sobre o principal papel de um líder, a que mais faz sentido pra mim é que Líder é Agente de Transformação; agente de transformação dos resultados, do ambiente, das pessoas, do presente e do futuro.
Porque liderança não é posição, cargo, sala, crachá ou título; liderança é escolha; uma decisão que se inicia no momento em que alguém escolhe impedir que os acontecimentos do passado determinem o que acontecerá no futuro, agindo no presente como um Agente de Transformação do mundo, começando pelo seu “mundo”; sua saúde, sua alimentação, sua casa, sua família, seus amigos, seu bairro, sua escola, sua profissão e sua empresa, para que os resultados tornem-se melhores para todos.
Agente de Transformação é aquele que está pouco preocupado em tornar-se o melhor líder do mundo, mas muito empenhado em transformar-se num líder melhor para o mundo, colocando seus dons, talentos, conhecimentos e atitudes a serviço da humanidade.
É por isso que só teremos um mundo melhor para nós, para todos o que estão à nossa volta, e para os que ainda estão por vir, se deixarmos de atuar como agentes de reclamação, e começarmos a agir como Agentes de Transformação daquilo que, por algum motivo, nos incomoda, inspirando outros a agir da mesma forma.
Um Exemplo de Agente de Transformação
Fast Tube by Casper
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
Figuras de Transição (Liderança)
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |
Boa tarde, Marco Fabossi.
Texto extraordinário, realmente ser líder é ser escolhido e não escolher ser líder, isso não é imposição é um processo que ocorre naturalmente, com sua postura e forma de liderar.
Um abraço;
Marco,
Excelente, me emocionei muito assistindo ao vídeo.
Precisamos de mais agentes de Transformação!
Muito obrigado por compartilhar!
Parabéns pelo belo texto. Você fala com o coração !!!! Não ha outra maneira de abordar esse tema .
Agostinho, muito obrigado pelos comentários. Abs