Em uma dessas conversas que tenho cotidianamente com líderes, um deles comentou que estava desmotivado e com pouca energia pra realizar o seu trabalho e, consequentemente, pra inspirar e motivar os seus liderados. Comentou ainda que esse fato estava impactando diretamente o ambiente de trabalho e os resultados da sua área, mas que não encontrava forças pra reverter a situação.
Eu então lhe perguntei:
– Como você descreveria este sentimento em uma frase?
– Parece que quando eu entro da porta pra dentro no trabalho, internalizo a frase de Dante Alighieri, na “A Divina Comédia”, escrita na porta do inferno: “Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança”.
Infelizmente, este é um sentimento comum a muitas pessoas nos dias de hoje; a falta de esperança, a ausência de sonhos e a crença de que o futuro não trará dias melhores. Minha leitura sobre esse tema é que um dos motivos que levam as pessoas sentirem-se assim é o fato de confundirem “esperança” com “espera”.
Segundo Mário Sérgio Cortella, esperança vem do verbo “esperançar”, que é diferente de “esperar”. As pessoas “esperam” por algo ou alguém em vários momentos da vida, mas isso não é esperança, é espera. Esperança é a confiança de que as coisas podem melhorar e que nos impulsiona a agir e dar o melhor para que aquilo que esperançamos aconteça. É o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. Esperança é Fé.
A esperança é o combustível da vida e, liderar é uma das maiores oportunidades de esperançar aqueles que estão à nossa volta, porque sem esperança a gente não vive, apenas sobrevive.
Portanto, se você é um líder, ainda que não goste da ideia, você se torna referência, influência e inspiração para aqueles que estão a sua volta, portanto, não fique sentado esperando que as coisas melhorem, mas esperance, sonhe, acredite que existe um futuro melhor e, seja o primeiro a trabalhar para que esse futuro se estabeleça; torne-se uma Figura de Transição, alguém que ajuda as pessoas a substituir a “placa de entrada” por “Ó, vós que entrais, renovem as suas esperanças!”.
Acredite, engaje-se, trabalhe, faça o seu melhor, e plante a semente da esperança na vida daqueles que estão ao seu redor, enfim, Esperance!
Assista este vídeo. Vale muito a pena!
Fast Tube by Casper
Um Grande Abraço,
Marco Fabossi
Leia também:
Figuras de Transição (Liderança)
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |
Olá Fabio, excelente texto.
Qual seria a sua frase para substituir a “placa de entrada” de Dante Alighieri, e dar esperança novamente a líderes que passam por isso ?