O professor surpreendeu os alunos ao estender um grande lençol branco em uma das paredes da sala e, à medida que iam entrando, tinham sua curiosidade despertada por aquele estranho objeto à sua frente.
Quando todos já estavam sentados, o professor então perguntou:
– O que vocês estão vendo?
O primeiro a se manifestar disse que via um pontinho preto no lençol. Os que vieram a seguir também mencionaram apenas o pequeno ponto preto no centro do lençol.
Quando todos terminaram de falar, o professor perguntou:
– Então vocês não conseguem enxergar todo o resto do lençol? O que os leva a ver apenas o pequeno ponto negro no lençol, quando existe uma parte branca muito mais extensa?
Qualquer família, empresa, clube, igreja, fornecedor, cliente e até pessoas contam com duas áreas distintas, as quais chamamos de Área de Incoerência e Área de Realização.
A primeira, como o próprio nome já diz, revela as incoerências que nos incomodam, as coisas que não gostamos e que, naturalmente, não nos fazem muito felizes. A Área de Realização, contudo, é onde percebemos as coisas que nos impulsionam, nos ajudam a seguir em frente, nos realizam e tornam nossa vida mais feliz, realizadora e prazerosa.
Muito bem, mas qual dessas duas áreas é maior? Essa resposta depende de onde colocamos o nosso foco, ou seja, quem determina qual das duas áreas dominará a nossa vida, afetando negativa ou positivamente o nosso dia a dia, somos nós mesmos.
Você pode, por exemplo, tanto olhar para sua empresa com a lente da Área de Incoerência, como com a da Área de Realização. As duas áreas existem, mas é você quem decide qual das duas lentes irá utilizar. O mais interessante é que, com o tempo ela se torna uma lente de aumento, ampliando ainda mais a sua visão sobre a área escolhida. E isso se aplica ao trabalho, às pessoas, ao casamento, à família, aos amigos, aos relacionamentos, ou qualquer outra área da vida.
No dia a dia, quando as pessoas reclamam de algo ou alguém, geralmente estão olhando para a Área de Incoerência, e neste momento, o líder tem a grande oportunidade de ajuda-las a reconhecer também que existe uma Área de Realização, que geralmente é muito maior que a outra. E isso não significa ignorar os problemas, mas colocar o foco nas coisas positivas, de forma que haja maior ânimo e motivação para melhorar aquilo que ainda não está bom.
Quando converso com as pessoas sobre este tema em treinamentos e processos de coaching, a grande maioria conclui que a Área de Realização é geralmente muito maior que a Área de Incoerência.
E você? Para qual delas você tem dirigido o seu foco e o seu olhar? O que tem alimentado o seu coração?
Veja este Vídeo
Fast Tube by Casper
Textos Relacionados
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi |
Fabossi! Muito bom! Acho que eu estava muito focado ultimamente na área de incoerência! Obrigado pelo alerta! Deus continue a abençoa-lo!
Excelente texto!
Excelente reflexão, adorei!
Fabossi, as always … Belo texto!
Acho que hoje era tudo o que precisava ler, mas existem algumas lições de casa para serem feitas…
Grande abraço,
Fillipe
Bom dia Marcos.
Talvez você não lembre de mim mas faço parte do grupo do Oseas. Muito bom o texto. Vou levar esse exercício aos meus alunos do SENAI. Obrigado por tua dedicação!
oi Edgard, tudo bem? Lembro sim. Obrigado pelos comentários. Abraços, Marco Fabossi.
Totalmente inspirador e relevante. Em um momento em que todos só enxergamos os problemas, esta é uma grande reflexão para dividirmos com pares, equipes e família. Obrigado pela inspiração