A Síndrome do Siri (Motivação)

inveja2  Quando se sai à caça de siris, estes são atirados dentro de um cesto e, enquanto houver apenas um siri dentro do cesto, é importante tampá-lo para impedir que ele escape, porém, à medida que outros siris vão sendo colocados no cesto, já não é mais preciso tampá-lo porque eles mesmos puxam-se uns aos outros para baixo, de modo que nenhum deles consegue sair do cesto.

Existem dois grandes obstáculos para o crescimento pessoal e profissional: ego e inveja. Um ego exacerbado nos deixa cegos em relação aos nossos pontos fracos, nos afasta do autoconhecimento e, consequentemente, nos impede de aperfeiçoar habilidades, comportamentos e atitudes que certamente nos fariam pessoas e profissionais melhores.
A inveja é ainda mais perigosa porque transfere todo o nosso foco e energia, que poderiam estar sendo utilizados para o nosso próprio crescimento e desenvolvimento, para tentar desqualificar, diminuir e prejudicar uma outra pessoa. Pode parecer paradoxal, mas, apesar de admirar a outra pessoa, por não se sentir em condições de se aproximar do que essa pessoa é, quando o vê subindo, o invejoso, assim como um siri, tenta puxá-lo para baixo.
Por isso, é muito importante que busquemos evitar comparações com outras pessoas, porque quando o fazemos, tiramos o foco de nós mesmos para coloca-lo no outro, nos levando a duas possibilidades: Se ao me comparar com os outros, me considero melhor do que eles, é bem que me acomode por entender que não preciso melhorar. Por outro lado, se essa comparação me leva a entender que os outros são melhores do que eu, pode nascer uma semente de inveja, e isso, ainda que inconscientemente, me levar a agir como um siri.
Segundo um grande amigo, “o mundo é comparativo” e, portanto, é praticamente impossível evitar comparações no dia a dia, então, o que fazer? Simples: deixando de se comparar com as outras pessoas, para que possa comparar-se com você mesmo. Em outras palavras: Você se comparando com você ontem; você buscando ser hoje, melhor do que você foi ontem. Você pensando hoje, o que pode fazer para ser melhor do que você amanhã. Esse é o único tipo de comparação que nos ajuda a minimizar os efeitos do ego e evitar o sentimento de inveja, que apenas nos impedem de nos tornarmos o melhor que podemos ser.
Por isso, já que o mundo é comparativo, escolha comparar-se consigo mesmo; prefira estender a mão, a puxar o tapete; opte por ajudar as pessoas a subir, a puxá-las para baixo. Esta é a melhor maneira de crescer pessoal e profissionalmente, além de contribuir para a construção de um futuro melhor para todos!

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

3 comentários sobre “A Síndrome do Siri (Motivação)

  1. Fabossi,

    Parabéns pelo excelente trabalho. Sou fã assíduo desse blog, de suas publicações, etc.
    Passei de apenas seu Life Planner á admirador e fã. Hoje eu liderou uma equipe de Life Planners na Prudential, há um ano fui convidado a ser Máster Franqueado da companhia e passei a recrutar, treinar e formar novos Life Planners. E suas publicações tem ajudado bastante.
    Parabéns!

    Forte abraço.
    Cleiton Santos

    • Cleiton, bom dia.

      Gostaria de saber uma informacao, como é feito o treinamento com Lifeplanner? Existe alguma empresa que realiza esse processo? Gostaria de saber da parte do treinamento, pois admiro muito a postura do profissional e gostaria de tentar implantar esse profissional no meu segmento.

      Se puder ajudar.

      Agradecido.

      William

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *