Paulo Autran, intitulado “Patrono do Teatro Brasileiro”, carinhosamente chamado de “Senhor dos Palcos”, reconhecidamente um dos maiores atores que o Brasil conheceu, comentava que “tremia na base” nos primeiros minutos de cada apresentação no teatro, mesmo que a peça que já tivesse sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação positiva do público, é que o ator relaxava e seguia tranquilo para o resto do espetáculo.
Ainda que bem preparado e bem-sucedido, todo ser humano, incluindo esse que vos escreve, convive com certo grau de medo e insegurança e, justamente a dificuldade e inabilidade em conseguir lidar com esses sentimentos têm levado muitas pessoas à depressão.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com suas projeções, em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas. Estudo do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo mostra que 18% da população brasileira esta deprimida.
Infelizmente, muitos líderes têm colaborado para o aumento dessas estatísticas, ao menos de duas maneiras. A primeira é usando o seu poder de “chefe” para transferir um pouco de sua própria insegurança para seus liderados através da falta de proximidade, críticas destrutivas, humilhação, desrespeito, ameaças, tentando controlar as pessoas como se fossem coisas, enfim, buscando sentir-se mais “poderoso” ao acreditar que seu medo e insegurança podem diminuir, quando conseguem aumentá-los nos outros. Para estes, sugiro a leitura do artigo “Carta para um Líder”, que fala sobre a essência da liderança e do papel do líder.
A segunda maneira em que os líderes contribuem para este cenário é a falta de validação. Alguns estão tão preocupados com sua própria insegurança, que não conseguem validar os outros. Estão tão preocupados em mostrar que são o “máximo”, que se esquecem de validar seus amigos, pais, filhos, cônjuges, liderados, chefes e pares. “Puxam o saco” de quem acham que precisam, e se esquecem de validar aqueles que admiram.
O fato é que as pessoas necessitam ser validadas pelos outros, principalmente por seu líder. O autoconhecimento ajuda muito, mas não resolve o problema da falta de validação, porque é muito difícil “autovalidar-se” o tempo todo.
Validar alguém significa confirmar que essa pessoa existe, que ela tem valor, não apenas como um recurso para a organização, mas como ser humano, alguém que tem sentimentos e emoções, com pontos fortes e fracos, e que quando entra na empresa, como qualquer ser humano, não deixa os problemas do lado de fora. Validar significa importa-se com as pessoas e confirma-las por meio de atitudes e palavras que expressem: “Você é importante pra mim”. Um simples olhar, um sorriso, um reconhecimento, um elogio singelo, um feedback construtivo, são iniciativas simples e poderosas para validar as pessoas.
A Validação permite que as pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem e que, quando validadas, aumentam a autoconfiança, acreditam mais em si mesmas e então, se tornam o que elas sempre souberam que poderiam ser.
Por isso, se quisermos ajudar a construir um mundo melhor e menos inseguro, precisamos desenvolver a competência da Validação.
Aliás, você já validou alguém hoje?
(Inspirado no vídeo “Validation”, que pode ser visto abaixo, e no texto de Stephen Kanitz, publicado na Revista Veja, edição 1705, em junho de 2001)
Fast Tube by Casper
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Inscreva-se no Blog da Liderança . Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança. Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos Conheça os melhores Livros de Liderança Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança Líder do Futuro O melhor programa de formação de líderes do Brasil. Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação Vídeos – Liderança e Motivação Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: Os Melhores Textos sobre Liderança
Outro texto fantástico. Parabéns Marco! Muito útil…
Gostei muito deste artigo e gostaria de dar-lhe meus parabéns.
Excelente reflexão Fabossi!!
Congrats!!!
Texto fantástico! Realmente me validou!!
Obrigado, mais uma vez obrigado Marco!
Texto fantástico! Realmente me validou!!
Obrigado, mais uma vez obrigado Marco!
Fantástico e inspirador o texto Fabossi ! Corroboro a informação de que um mau líder traz prejuízo à saúde física e emocional de seus liderados. Convivi com um desses que fazia doente seus subordinados.
Valido suas qualidades de escritor e a forma clara e simples que levam a nós, lideres, entender a influência e “peso” contidos em nossas atitudes frente a nossos liderados.
Obrigada por mais este !
Abraço !