Seriedade Divertida (Liderança)

bomhumor Pedro vai ao psiquiatra e desabafa:
– Doutor, eu estou com 45 anos e tenho refletido muito sobre a possibilidade de me casar e constituir família, e por causa disso não consigo dormir. Toda vez que eu pego no sono, sonho que a mulher da minha vida está debaixo da cama. Aí eu acordo e corro pra debaixo dela e não encontro ninguém. Então eu durmo ali mesmo, e sonho que a mulher da minha vida está em cima da cama. Eu corro então pra lá, mas não a encontro. E assim fico a noite inteira, pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Eu estou ficando maluco com isso! O senhor pode me ajudar?
– Pedro, seu caso não é tão grave, contudo será necessário pelo menos um ano de tratamento, com frequência de três vezes por semana – respondeu o psiquiatra.
– Sério? E quanto custa cada sessão?
– Cada sessão custa R$ 200.
– Bem, preciso fazer umas contas pra ver se consigo encaixar esta despesa no meu orçamento – concluiu Pedro, deixando o consultório um tanto desanimado.
Alguns meses depois, coincidentemente, Pedro esbarra com o psiquiatra no supermercado, que o reconhece e pergunta:
– Olá Pedro, como vai? Por que você não me procurou mais?
– Ah Doutor, meu orçamento não comportava o valor do tratamento, e por acaso, comentei a situação com um amigo que resolveu o problema por apenas R$ 50.
– Nossa! É mesmo? E o que ele fez?
– Ele foi até minha casa e cortou os pés da cama!

Um líder bem-humorado e um clima mais alegre e menos sisudo ajudam a deixar o ambiente menos tenso, deixam as pessoas mais leves e felizes, integram a equipe, facilitam as relações, diminuem resistências, permitem a manifestação de novas ideias, e contribuem para aumentar a produtividade, o desempenho da equipe e, consequentemente, melhoram os resultados.
De fato, um ambiente de trabalho pode ser ao mesmo tempo, sério e divertido; sério para lidar com as demandas e entrega de resultados, e divertido e bem-humorado no caminho para chegar a estes resultados. Uma coisa não invalida a outra. A realidade é que passamos boa parte de nossa vida no trabalho, e trabalhar num lugar onde não existe qualquer nível diversão e bom humor, torna a vida muito chata!
É por isso que o bom humor está entre as principais competências dos profissionais de sucesso, porque revela um elevado nível de Inteligência Emocional que, por sua vez, segundo pesquisas da Case Western University, responde por aproximadamente 80% das competências de um líder. Um artigo recente na Revista Forbes, sobre a importância do humor no trabalho, mostra que 91% dos executivos acreditam que o bom humor é importante para o avanço na carreira, assim como 84% acreditam que pessoas com senso de humor são melhores nos seus trabalhos. Este artigo também destaca que as características mais desejáveis nos líderes atualmente são integridade, ética e senso de humor.
Se isso não bastasse, o bom humor ainda ajuda a melhorar a sua saúde. O riso estimula a produção de endorfinas, analgésicos naturais do corpo e agentes da sensação de bem-estar que ajudam a aliviar o estresse e a curar doenças. O bom humor fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de ataque cardíaco, e ajuda a prolongar a vida, além de ajudar a melhorar também a vida das pessoas ao nosso redor. Você sabia que uma boa risada pode chegar a queimar até 3,5 calorias?
Mas mesmo com todos estes benefícios, algo interessante acontece durante o amadurecimento do ser humano: uma criança em idade pré-escolar ri ou sorri cerca de 400 vezes por dia. Um adulto com idade média de 35 anos de idade sorri em média, 15 vezes por dia! Talvez este tenha sido um dos motivos que levou Jesus a dizer: “…Se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu” (Mateus 18:3).
Mas e você? Como anda o seu nível de humor na vida e no trabalho? A diversão faz parte do seu ambiente organizacional, ou você acha que diversão significa falta de seriedade?

“O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. Alegria é saúde e terapia”. (Drauzio Varella)

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

6 comentários sobre “Seriedade Divertida (Liderança)

  1. GOSTEI muito deste texto!
    Você poderia me enviar algo sobre trabalho em equipe, divisão de trabalho, ajuda mútua e comprometimento para resultado?

  2. O bom humor no trabalho, faz muita diferença,mas, vale lembrar que todos lideramos e somos liderados e quando somos liderados, nossos superiores,muitas vezes não gostam e não aprovam ser bem humorados e aí?

  3. Acho que bom humor é alma do negócio. É a melhor forma de nos relacionarmos conosco e com as pessoas a nossa volta. É fato que o bom humor traz descontração,alegria ao ambiente e bem estar e isso automaticamente faz com que as pessoas sintam-se bem e trabalhem mais motivadas. Tenho certeza disso.E é bom tambem escolher um dia na semana para fazer uma integração com os funcionários,pode ser um cafe da manha ou um almoço,funciona muito para descontrair e aproximar as pessoas.Eu lidero uma equipe de vendas e faço isso todo sabado antes de começar o expediente ou no término e, nessa ocasião falamos sobre assuntos diversos,menos sobre trabalho e é um momento delicioso. Gostei muito do texto. Obrigada

  4. Fabossi, a Paz. Gostei mais uma vez de ter lido esse texto, também sou a favor do bom humor da interatividade com o ser humano e creio em tudo que foi relatado para o nosso bem estar, exceto cortar o pé da cama bricadeirinha). Deus te abençoe meu querido irmão.
    Rubens Lourenzi

  5. Muito bom o texto Fabossi! Obrigada!
    Aqui na ouvidoria, o bicho pega, mas conseguimos rir e animar os nossos pares mediante a maioria das situações que se apresentam para solução.
    Nos últimos 3 meses vimos fazendo momentos de poucos minutinhos com toda a equipe (mais de 400 colaboradores), distribuindo sorrisos e bombons.
    O Clima pelos corredores vai ficando mais leve e é legal ver que isso nos aproximou! Obrigada por poder compartilhar um pouquinho e reforçar o que diz o texto!
    Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *