Durante o Fórum “Momento Mulher”, idealizado por Ana Paula Padrão e Tatianna Oliva, realizado em maio de 2014, cinco líderes de sucesso, Cyro Diehl (Presidente da Oracle), Donna Hrinak (Presidente da Boeing do Brasil), Cláudio Lottenberg, (Presidente do Hospital Albert Einstein), Adriana Machado (VP da GE) e Fernando Fernandez (Presidente da Unilever), revelam os segredos de sua liderança:
Lidere pelo exemplo: Cláudio Lottenberg (Presidente do Hospital Albert Einstein)
A vida é feita de exemplos, basta lembrar-se das pessoas que mais tiveram impacto em nossas vidas. Aprendemos desde pequenos a ter respeito com nossos semelhantes, e muito da essência que se carrega depois da vida adulta vem do exemplo que nos foi dado quando crianças. Da mesma forma, liderar pelo exemplo é dar a oportunidade de mostrar a sua essência e imprimir sua marca na equipe, além de imprimir uma marca pessoal. Dessa maneira, você lidera de forma autêntica e aumenta a confiança das pessoas envolvidas.
Sobre este assunto, veja também o Post “Inspirando pelo Exemplo” no Blog da Liderança
Diferencie “Essencial” e “Importante”: Donna Hrinak (Presidente da Boeing do Brasil)
Na vida recebemos dois tipos de bolas para que possamos gerenciar, as de cristal e as de goma. As primeiras são aquelas que se caírem, quebram e não se recuperam mais, ou seja, não há como repô-las. Você pode até encontrar outra bola de cristal, mas ela jamais será igual a que se quebrou. Para Donna, as bolas de cristal são os momentos únicos que passamos com a família, os filhos, com quem amamos, o relacionamento que temos com amigos e tudo aquilo que levamos em essência. Já as bolas de goma, são as que se deixarmos cair, dificilmente serão estragadas e podem ser recuperadas após a queda, como a perda de bens materiais. Mas para diferenciar as bolas de cristal das bolas de goma é preciso, acima de tudo, conhecer a si mesmo e rever seus valores, porque são eles que definirão o que é importante ou essencial em sua vida.
Sobre este assunto, veja também o Post “Onde Está Você?” no Blog da Liderança
Seja Colaborativo: Adriana Machado (VP da GE)
Assim como existem vários tipos de pessoas, também existem vários tipos de lideres, contudo, os mais respeitados, são justamente aqueles que procuram dar espaço a todos, respeitando opiniões, ouvindo ideias e buscando o bem comum daqueles que estão a sua volta. Ser colaborativo é também uma forma de respeitar e valorizar as pessoas, pois se deixa de lado uma visão autoritária para abrir espaço a participação de todos.
Sobre este assunto, veja também o Post “Grupo ou Equipe?” no Blog da Liderança
Pense em Longo Prazo e Trabalhe o Empoderamento: Fernando Fernandez (Presidente da Unilever)
Um bom líder se mede pelo legado que deixa para a companhia, pensando no futuro da organização, sem sacrificá-lo em benefício do curto prazo. É alguém que pensa estrategicamente, e age de maneira consciente e responsável, para que suas ações impactem positivamente o futuro da organização, mesmo quando já não estiver no cargo de liderança.
Já o empoderamento significa que quanto mais seguro de si é um líder, maior será o poder que dará à sua equipe. Isso deve ser feito de maneira que o empoderado também confie em si mesmo, e esteja preparado para melhorar os resultados e minimizar os riscos. Empoderar sem preparar é o mesmo que jogar a responsabilidade sem saber se a pessoa tem condições de assumir.
Sobre este assunto, veja também o Post “O que você acha que devemos fazer?” no Blog da Liderança
Encontre Tempo para o que é Importante: Cyro Diehl (Presidente da Oracle)
“Se tudo é importante, logo, nada é importante”. Não ter tempo para conversar com as pessoas, desenvolvê-las e identificar talentos, não é prova de sucesso. Pelo contrário, provoca o fracasso da liderança. Burocratizar a comunicação, se esconder atrás de agendas abarrotadas de afazeres e não ter tempo para identificar talentos ou fazer o que se gosta, é uma grande armadilha para quem deseja ser líder. A falta de tempo só prova que a pessoa não sabe se organizar, a ponto de não conseguir gerenciar sequer a si mesmo.
Sobre este assunto, veja também o Post “Coloque Gente na Agenda” no Blog da Liderança
Baseado no Artigo de Gisele Meter, “Líderes revelam segredos do sucesso!”
Como podemos observar, mais que segredos, estes líderes nos ajudam a reforçar aquilo que o mestre Peter Drucker mencionou: “Liderança é uma questão de como ser, não de como fazer. Passamos boa parte de nossas vidas aprendendo como fazer as coisas, mas no fim, são a qualidade e o caráter individual que definem os grandes líderes”. Apenas nos lembram que “grandes líderes” são os que fazem diferença na vida daqueles que os cercam e que conseguem fazer o mundo um pouco melhor, graças à sua existência; são aqueles que dedicam seu tempo e sua vida aos seus grandes amores. São aqueles que, apesar de viverem em um mundo extremamente competitivo, sabem que sua maior missão é de serem felizes e de criar oportunidades para que os outros também sejam.
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Um grande abraço,
Marco Fabossi
Inscreva-se no Blog da Liderança . Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança. Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil . Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos Conheça os melhores Livros de Liderança Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
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Parabéns Marco pelo excelente trabalho, resultado de sua luta diária com amor, carinho e responsabilidade para formar lideres e pessoas de sucesso pessoal e profissional.
Grade abraço,
Odete
Obrigada, Marco, por estar sempre nos lembrando que a posição de liderança é tão somente uma forma de valorizar pessoas e fazer com que elas sintam-se bem e produtivas no local em que trabalham.É muito importante e imprescindível essa visão e atitude do líder. Excelente matéria.
Precisamos ter o “coração de líder”.
Caro Marco, os líderes devem comprar a “briga” para que a educação corporativa esteja presente em suas organizações. Tanto para os colaboradores quanto para os clientes e sociedade. Quem acredita no seu trabalho e empresa não tem medo de abrir sua empresa para os clientes e demais stakeholders.
http://liderancaeducadora.blogspot.com.br
Muito bom Marco. Acredito que de todos esses segredos, o que os líderes encontram mais dificuldade é o de Pensar a longo prazo e em Empoderamento. As pessoas tem muita resistência em confiar nas outras, mas acredito que de fato esse seja um dos principais segredos, Cuidar do desenvolvimento dos liderados! Obrigado por esse artigo…
Gostaria de receber informações sobre líderes, liderança e coaching por email. Sou formada em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching ( VILLELA da Matta )
Adriana, bom dia. Irei incluir seu nome na lista de e-mails do Blog, e semanalmente receberá as mensagens. Abraços,