Certo dia no metrô, enquanto as pessoas conversavam, liam e descansavam com os olhos semicerrados, subitamente, um homem entrou no vagão do metrô com seus filhos, que faziam muita bagunça e barulho. O clima mudou instantaneamente. O homem sentou-se ao meu lado e fechou os olhos, aparentemente ignorando a situação.
As crianças corriam de um lado para o outro, atiravam objetos e chegavam a puxar os jornais dos passageiros, incomodando a todos. Mesmo assim o pai nada fazia.
Era quase impossível evitar a irritação. Eu não conseguia acreditar que ele pudesse ser tão insensível a ponto de deixar que seus filhos incomodassem os outros daquele jeito, sem tomar qualquer atitude. Todos estavam ficando irritados com a situação.
A certa altura, enquanto ainda conseguia manter a calma e o controle, virei-me para o homem e disse:
– Senhor, seus filhos estão perturbando as pessoas. Será que não poderia dar um jeito nisso?
O homem olhou para mim, como se estivesse tomando consciência da situação naquele exato momento, e disse calmamente:
– Sim, o senhor tem razão. Acho que preciso fazer algo. Acabamos de sair do hospital, onde a mãe deles morreu há uma hora. Estou meio atordoado, eu não sei bem o que pensar, e parece que eles também não sabem como lidar com isso…
Adaptado do texto de Stephen Covey, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.
Um dos mais importantes princípios da PNL (Programação Neurolinguistica) é que, em algum nível, todo comportamento tem uma “intenção positiva”, ou se preferir, todo o comportamento serve a um “propósito positivo”. A intenção positiva por trás de uma “resistência à mudança”, por exemplo, pode estar ligada à necessidade de segurança oferecida pelo que já conhecemos. A intenção positiva por trás de um comportamento “agressivo” pode ser uma tentativa de “proteger-se”.
Partindo dessa linha de raciocínio, uma das perguntas mais importantes que podemos fazer a nós mesmos quando nos deparamos com comportamentos indesejáveis, nossos ou dos outros, seria: “Qual é a intenção positiva que está por trás desse comportamento?”.
O problema é que nesse mundo agitado em que vivemos, temos a tendência de pensarmos quase que exclusivamente em nós mesmos, e com isso, muitas dores e gemidos ocultos passam despercebidos, fazendo com que o julgamento sobreponha a empatia, já que é muito mais fácil e rápido julgar do ser empático com as pessoas, porque para isso é preciso aproximar-se delas, conhecer suas histórias, entender as intenções positivas que as conduzem à determinados comportamentos, e finalmente, com este contexto na mente e no coração, colocar-se no lugar delas.
As pessoas têm maneiras diferentes de enfrentar uma situação. Umas se desesperam, outras ficam apáticas, muitas se tornam agressivas, algumas fogem, por isso, em liderança, é muito importante tentar substituir o julgamento pela empatia, buscando aproximar-se das pessoas com o objetivo de entender as intenções positivas que estão por trás de seus comportamentos.
O líder não precisa necessariamente ser intimo das pessoas, mas deve estar próximo delas, pois só assim conseguirá diminuir a tendência de julgamento e naturalmente aumentar sua capacidade de empatia por seus liderados, conhecendo as intenções positivas que os conduzem a determinadas atitudes, e assim apoiá-los na conquista de seus objetivos através de comportamentos mais adequados.
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Um grande abraço,
Marco Fabossi
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Realmente é muito difícil fazer com que a empatia sobreponha ao julgamento, mas é o que deveria ser feito diminuindo as situações de conflito e os entraves que prejudicam o fluir natural dos acontecimentos, levando a uma grande perda de tempo com o que não é prioridade e perdendo o foco do objetivo que precisa ser alcançado.
Os 7 Hábitos é um dos 3 livros que mais me influenciaram e serve de base para diversas ideias que compartilho em meu blog. Essa história sobre mudança de paradigma é realmente muito inspirante.
Esse texto me despertou a vontade de ler o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.