Desculpem-me os mais sensíveis, mas hoje eu quero fazer um desabafo. Afinal, já faz tempo que estamos juntos, e confesso que, muitas vezes, tenho me sentido usado, maltratado, mal interpretado, e até mesmo desprezado por você.
Quer saber? Eu cansei. Quero deixar claro que eu não sou o único errado nessa história. Estou sempre à sua disposição, mas você não me valoriza. Aliás, só lembra de mim quando fica doente ou quando está todo enrolado com sua rotina de trabalho.
Você diz que eu não sou suficiente pra você, que não me dou por inteiro em nossa relação, mas é você quem não percebe que eu estou sempre presente. Me acusa de não lhe dar atenção, mas, de fato, é você que não está nem aí para mim. Quando precisa de mim, você reclama que não estou disponível, mas tampouco me dá atenção quando estou livre.
Não sei se já percebeu, mas sou simplesmente um reflexo de suas próprias atitudes e decisões, portanto, se quer que eu mude, mude você primeiro. Me arrisquei a fazer este desabafo porque quero que tenhamos uma relação mais estável, mais alegre, mais realizadora e equilibrada. Afinal, você é a pessoa que escolhi para viver até o fim dos meus dias! e isso nunca ninguém poderá mudar.
Estou aqui para perdoar-lhe e ser perdoado, pois juntos, ainda temos muita coisa para viver. Não podemos mudar o passado, mas podemos sempre recomeçar e construir um novo futuro.
Estou aqui para dizer que cansei de ser apenas o seu tempo. Quero ser também a sua vida, ou se preferir, sua família, sua saúde, seu descanso, seus amigos, seu trabalho, seu lazer, ou qualquer outra coisa que o torne uma pessoa mais equilibrada e realizada.
E então, vamos fazer as pazes?
Inspirado no texto “Cansei”, do Livro “Equilíbrio e Resultado”, de Christian Barbosa
Gestão de tempo, de fato, é gestão de vida, porque aquilo que você escolhe fazer com ele é que determina sua qualidade de vida e sua felicidade.
- Como anda sua relação com o recurso mais precioso que Deus colocou em suas mãos: seu tempo?
- Quanto você tem adiado sua vida por não usá-lo como poderia?
- Quanto tempo você tem desperdiçado com coisas que não importam com pessoas que importam?
- Será que não é hora de reconciliar-se com ele?
Estamos chegando ao final de mais um ano, quando geralmente paramos para fazer um pequeno “balanço” de nossas vidas, portanto, aproveite este momento especial para estabelecer seus sonhos, metas, objetivos e planos para o próximo ano. Faça isso individualmente, mas também com sua família. Ajude seus filhos a criar este hábito deste cedo. Ajude-os a compreender que o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, e que cada um de nós tem a responsabilidade de colocar o nosso “melhor tijolo” nesta construção, e que esse “melhor tijolo” precisa ser conquistado com esforço, dedicação e equilíbrio. Leia o também o texto: “4 Perguntas para o Sucesso”.
Deixo aqui algumas dicas para ajuda-lo a reconciliar-se com seu tempo:
- Anote tudo: Não use seu cérebro para guardar coisas, mas para ajuda-lo a realizar coisas, portanto, anote tudo o que precisa lembrar;
- Estabeleça tempo para as tarefas: Se não o fizer, elas levarão o tempo que quiserem;
- Planeje sua Semana: Tome alguns minutos na sexta, sábado ou domingo para planejar a próxima semana. Não precisa preencher todos os espaços, mas coloque no planejamento aquilo que não pode deixar de fazer, aquilo que é importante;
- Tenha Metas e Objetivos: Estabeleça metas para cada área de sua vida. Além de levá-lo mais perto de seus sonhos, elas o ajudarão a colocar seu foco naquilo que é realmente importante;
- Evite deixar para depois o que pode ser feito já: Evite procrastinar aquilo que deve ser feito agora;
- Seja protagonista: Você tem duas opções: deixar a vida acontecer, ou fazê-la acontecer. Escolha a segunda opção.
A vida é muito curta para ser pequena, portanto, não a torne pequena deixando-a acontecer, mas torne-a GRANDE, fazendo acontecer!
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Veja outros textos do Blog da Liderança . Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança. Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil . Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos Conheça os melhores Livros de Liderança Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança Líder do Futuro O melhor programa de formação de líderes do Brasil. Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação Vídeos – Liderança e Motivação Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: Os Melhores Textos sobre Liderança
Excelente texto,isso serve para refletimos melhor no que queremos nas nossas vidas .
Marco…
Obrigado!!! Linda reflexão… Realmente eu preciso fazer as pazes com meu “tempo”…
Espero conseguir, já que conto com ajuda de pessoas como você pra me inspirar e motivar.
Realmente, tempo é o maior bem que temos.
Maravilhoso, irmão Fabossi. É muito importante lembrar que o tempo faz parte de nossa vida todo momento. Que o SENHOR te abençoe juntamente com seus familiares. Um bom Natal e Maravilhoso 2014.
Rubens Lourenzi.
As dicas são simplesmente fundamentais. Legal, Fabossi!