Muitos acreditam que a motivação das pessoas está relacionada diretamente com salário, gratificação, bônus e outras recompensas materiais, contudo, uma recente pesquisa realizada recentemente pela Right Management, com mais de 30 mil pessoas em 15 países, revela quais são os reais impulsionadores de motivação nas organizações. Veja a seguir a lista em ordem de importância:
- Comprometimento com os valores básicos da organização em que trabalha;
- Valorização dos produtos e serviços pelos clientes;
- Opiniões levadas em consideração;
- Entendimento perfeito sobre o trabalho esperado;
- Contribuição para atender às necessidades dos clientes;
- Recompensa com justiça;
- Valorização dos colaboradores por parte dos líderes;
- Todos são tratados com respeito;
- Concentração na atividade desenvolvida no local de trabalho;
- Objetivos pessoais relacionados com o plano de negócios da área;
- Compreensão clara da missão da organização;
- Capacidade dos líderes em fazer da empresa um sucesso;
- Incentivo para assumir novas responsabilidades;
- Envolvimento da empresa no suporte à comunidade;
- Oportunidades de carreira na organização;
- Equilibro entre trabalho e interesses pessoais;
- A empresa permitir o equilíbrio razoável entre família e trabalho;
- Pressão razoável na função exercida;
- Investimento suficiente para bom desempenho da organização;
- Salário competitivo comparado como cargos semelhantes dentro da empresa;
- Apoio necessário do gerente imediato para realização do trabalho;
- Capacidade das pessoas em realizar seu trabalho com eficácia;
- Empresa eficaz em atrair e engajar talentos;
- Autoridade necessária para realizar bem o trabalho;
- A empresa promover a saúde e o bem-estar;
- Investimento na aprendizagem e desenvolvimento das pessoas
Em meu livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, faço o seguinte comentário: “Não precisamos de estatísticas para perceber que uma pessoa motivada tem a sua capacidade de realização ampliada, e que os desmotivados desempenham muito menos do que realmente poderiam. Apenas para reforçar essa constatação, vários estudos comprovam que o desempenho de uma pessoa altamente motivada é aproximadamente 40% maior, se comparado com pessoas com motivação nula ou que atuam na base do piloto automático – e essa diferença se acentua ainda mais quando comparamos com pessoas desmotivadas“.
Perceba que a grande maioria dos impulsionadores de motivação dependem exclusivamente da sua liderança, portanto, o que você pode fazer a partir de hoje para impulsionar a motivação de seus liderados? O que você precisa:
- Começar a fazer?
- Parar de fazer?
- Continuar fazendo?
Coração de Líder A Essência do Líder-Coach 3a Edição - Revisada e Ampliada Agora também em Áudiolivro Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Veja outros textos do Blog da Liderança . Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança. Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil . Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos Conheça os melhores Livros de Liderança Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança Líder do Futuro O melhor programa de formação de líderes do Brasil. Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação Vídeos – Liderança e Motivação Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: Os Melhores Textos sobre Liderança
Bom dia
Achei interessante a postagem sobre os “impulsionadores de motivação” e concordo em partes.
Tudo isso é valido desde que o colaborador esteja satisfeito com seu salário.
As pessoas querem é dinheiro no bolso. Ninguém vai trabalhar porque gosta do trabalho.
Atrase o salário um dia e verás a motivação…
Deixe de distribuir PPRR (ou ano em que não houve lucro) e verás a motivação. As pessoas são hipócritas. O trabalhador brasileiro também não pode ser comparado ao de outros 15 países.
Posso te dizer com toda a certeza que a motivação do trabalhador japonês por exemplo é muito diferente do brasileiro ou do Chinês ou do Francês.
Isso é assunto pra muita discussão.
Sempre estou acompanhando seu blog.
Ótima semana.
Fabricio Bortoluzzi
Oi Fabricio, bom dia.
Obrigado pelos comentários. De fato, o que entendo é que salários e benefícios não são impulsionadores de motivação, mas podem constituir o que chamamos de “dinâmicas desmotivadoras”, ou seja, um bom salário pode motivar alguém por algum tempo, mas não por muito tempo. Já um salário injusto, pode constituir um fator de desmotivação, assim como a falta de um ar condicionado, um ticket restaurante com valor baixo, um lugar ruim para trabalhar, e assim por diante. Por isso, precisamos ficar atentos não apenas nos impulsionadores de motivação, como também nas dinâmicas desmotivadoras.
Abraços,
Marco Fabossi