O Líder Servidor (Liderança)

servidor  A moça trabalhava numa loja de roupas usadas onde certo dia entrou uma senhora bastante obesa. Logo a atendente pensou: “Poxa, não temos nada na numeração dela…”.
Enquanto observava aquela senhora caminhando pela loja, em sua direção, pensava numa forma de evitar que ela se sentisse mal, já que não tinha algo que lhe servisse.
Quando a senhora se aproximou, um pouco entristecida e constrangida, comentou:
– É… não tem nada grande, não é?
E a moça, que até aquele momento não sabia o que fazer, abriu os braços de uma ponta a outra e lhe respondeu sorrindo:
– Quem disse que não? É claro que tem! Olha só o tamanho deste abraço! – E a abraçou com carinho.
A loja toda parou para observar aquela cena. A senhora, pega de surpresa, entregou-se àquele abraço acolhedor, deixou-se tomar por algumas lágrimas discretas e exclamou:
– Há quanto tempo ninguém me dava um abraço como esse…
E depois de desfrutar daquele abraço por alguns instantes, finalizou a breve conversa dizendo:
– Não encontrei o que queria, mas recebi o que precisava. Muito obrigado!

Servir significa colocar-se no lugar das pessoas, demonstrar interesse por elas, estar pronto para ajudá-las, identificar suas reais necessidades e atendê-las sempre que possível, por isso, o Líder que não serve, não serve para ser Líder.
Para servir, contudo, é necessário vencer o orgulho, deixar o egoísmo de lado, abrir mão de certos interesses pessoais, ser empático com as pessoas, e desenvolver o hábito de dar e não apenas receber; enfim, oferecer o que você tem de melhor para que as pessoas ao seu redor estejam bem.
O Líder Servidor não satisfaz caprichos ou vontades, mas faz o que as pessoas precisam (e muitas vezes nem sabem que precisam). Por isso, ser empático, colocar-se no lugar do outro, tentar enxergar com seus olhos e “calçar seus sapatos”, é tão importante em liderança. Porque só assim seremos capazes de compreendê-los melhor, e consequentemente, servi-los em suas reais necessidades.
Além disso, ao servir as pessoas o líder conquista autoridade e respeito, elevando sua liderança a um nível completamente diferente, portanto, sirva seus liderados, seja empático com as pessoas, identifique suas legítimas necessidades e as atenda da melhor maneira possível. É isso que se espera de um Líder Servidor.

Eu não sei qual será o seu destino, mas uma coisa eu sei: os únicos entre vocês que serão realmente felizes são aqueles que procuraram e encontraram como servir
(Albert Schweitzer)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
Marco Fabossi

3a Edição - Revisada e Ampliada
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

Clique Aqui e Adquira o seu Exemplar

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

10 comentários sobre “O Líder Servidor (Liderança)

  1. Se colocar no lugar do outro é muito importante para que possamos ver a situação do ponto de vista do outro e entender a sua atitude, mas também é muito importante que o líder saiba discernir bem e separar as reais necessidades das vontades e caprichos, porque essas não agregam valor a empresa e dificultam relacionamentos.

  2. De muito aproveito seu Blog.
    Estou me preparando para ser uma palestrante motivacional, terminando de montar minha palestra do Data Show.
    Devido uma doença em meu ouvido perdi toda a audição há 7 anos, me desenvolvi na leitura labial.
    Quero palestrar em ONG’s…. como serviço voluntário…. e o que li em seu Blog me fascinou.
    Parabéns

  3. Amigo Marco Fabossi: Como sabe, tenho usado seus artigos nas aulas de Liderança e Gestão Eclesiástica, que ministro em Brasília e região, no Seminário Teológico Evangélico do Brasil – STEB. Além disso, tenho recomendado seu livro aos alunos. Desejo continuidade de sucesso. Sempre às ordens. Abraço, Helio Alfinito Jr. – Presidente do INAPPES (www.inappes.org.br)

  4. Professor Marco

    É sempre gratificante acessar seu blog e ler textos tão motivadores que nos despertam ao exercício da liderança e do amor ao próximo, junção que faz toda a diferença em nossas vidas, tanto no âmbito profissional quanto secular. Um abraço. Elisabete

  5. Faz toda a diferença ler textos que enriquece e enche de satisfação a vida. Faz tempo que alguém consegue arrancar uma lágrima dos meus olhos e hoje você consegue arrancar várias. Consigo definir o final de um texto lendo o início, o final de uma frase escutando as primeiras palavar, o assassino meio do filme. Mas você me pegou hoje. Não imaginava . Um grande abraço essa foi de mais. K k k . . . -então aí vai pra você também um grande abraço r sr sr.

  6. Fabossi, por mais que esse entendimento seja vital para o sucesso da liderança, ainda encontramos alguns gestores que conhecem mas não compreendem essa necessidade. O texto está muito bom e certamente nos ajudará neste sentido…”o Líder que não serve, não serve para ser Líder”.
    Muito bom!
    Abraços,
    Rômulo Valinoti

  7. Primeiramente queria Parabeniza-lo pelo excelentes textos, paginas, blogs…
    Não vou dizer que acompanho todos(que é um desperdício para minha própria pessoa) mas os que eu tive a honra de ler, um melhor que outro todos deixam uma mensagem para se refletir e valores como o companheirismo o pensar mais no próximo como está explicito nesse texto! São textos assim que fazem nós “seres humanos” a pensar que o mundo ainda não está totalmente perdido que ainda a seres que são puros que possui seus bom valores e princípios!!!
    Obs: Gostei muito do seu parênteses(e muitas vezes não sabem que precisam).
    É um bom ponto de reflexão muitas pessoas tem estresses diário em seu cotidiano e um sorriso um abraço inesperado deve ser muito valoroso.
    Fica com Deus *-* Um Abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *