Há poucos dias, depois de uma palestra sobre liderança para jovens, uma moça me procurou para expressar sua decepção com a empresa multinacional onde trabalha há cinco anos. Comentou que fora preterida em uma promoção para um cargo de supervisão, mesmo sendo a melhor vendedora da empresa.
Eu então lhe perguntei:
– Qual foi a justificativa que a empresa lhe deu?
– Eles me disseram que eu não falo inglês fluente, e que isso é um pré-requisito para a posição – respondeu a jovem.
Eu então lhe fiz mais três perguntas:
– Você almejava esta posição?
– Sim, eu queria muito esta posição, e já fazia planos contando com ela.
– Você fala inglês fluente?
– Não. Fiquei esperando que a empresa patrocinasse um curso de inglês – respondeu ela.
– Você sabia que este era um pré-requisito para conquistar esta posição?
– Sim, eu sabia – respondeu a jovem.
E por fim eu fiz mais duas perguntas:
– Você acha mesmo que a empresa foi injusta em preteri-la nesta promoção?
– Na verdade não. Eu sei que eu poderia ter me esforçado um pouco mais.
– O que você pode fazer a partir de hoje para que isso não aconteça novamente?
– Estar preparada para quando as oportunidades aparecerem.
Muitas pessoas passam a vida esperando que os outros façam alguma coisa por elas, enquanto elas mesmas se esquecem de fazê-lo. Raramente alguém vai investir em pessoas que não demonstram interesse e empenho em seu próprio desenvolvimento.
Estabeleça metas em sua vida pessoal e profissional, construa um plano de ação para cada uma delas, e invista tempo e recursos em seu desenvolvimento. Como disse Albert Einstein, “Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia, e esperar resultados diferentes”. Se quisermos resultados diferentes no futuro, precisamos ter atitudes diferentes no presente. Lembre-se que o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, use o seu tempo com sabedoria. Não faça o possível, mas faça o melhor.
Quanto tempo você dedica para conquistar seus sonhos e metas? Aliás, você tem metas estabelecidas para sua vida? Se não tem, reflita um pouco sobre isso, porque não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Veja outros textos do Blog da Liderança .Marco Fabossi Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. Crescimentum – Alta Performance em Liderança
. Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil .. Líder do Futuro O melhor programa de formação de líderes do Brasil. Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação Vídeos – Liderança e Motivação . Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: Os Melhores Textos sobre Liderança . Como criar um Blog Grátis Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos Como Criar um Blog Grátis
Oi marco. sou o Victor, de Brasília, do curso de PNL da Actius. leio seus posts toda semana – acho que sai um novo todo domingo, não é? Parabéns, vc escreve bem, claro e sucinto.
abraços
victor
Oi Victor, tudo bem por ai? Valeu pelso comentários e pela participação no Blog.
Abraços,
Marco
Muito bom!
Excelente.
Ola Marco sou a ediane de bauru-sp adoro todos seus artigos sou supervisora de vendas e sempre que preciso de uma luz corro para seu blog e me sinto muito mais aliviada. obrigado abraços
Concordo que metas sejam indicadores chave no nosso processo de administrar o tempo…Acho que gestão do tempo depende também de disciplina.
Eu gosto das ideias de Mario Persona sobre Adm. do Tempo. Quem quiser conhecer, tenho um bom vídeo dele aqui:
http://www.portalgsti.com.br/2011/12/administracao-do-tempo-entrevista-com.html
Fernando, muito obrigado pela colaboração. Abraços, Marco Fabossi.
Adorei o seu post. Muita gente ignoram fazer metas, especialmente para coisas que sabe precisa, mas tem pouca vontade ou teme e assim vem a procrastinação (e culpando outros).
Trabalhei com cursos para executivos de alto nível durante 16 anos e já vi tudo! 🙂