Bruna vivia irritada com as criticas constantes de sua sogra, e já não agüentava mais conviver com ela na mesma casa. Foi então que decidiu conversar com seu pai sobre o assunto.
Depois de ouvi-la, seu pai lhe deu algumas ervas e lhe disse-lhe:
– Isso é para você se livrar da sua sogra, mas não deve usar de uma só vez, pois isso poderia gerar suspeitas. Você irá misturá-las na comida, um pouco por dia, envenenando-a lentamente, sem que ninguém perceba. E para ter certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de você, deve tratá-la com muito carinho e atenção, ajudando-a em tudo o que precisar.
– Obrigado papai. Farei tudo do jeito que recomendou.
Bruna então colocou em prática o plano para eliminar a sogra, e durante várias semanas serviu refeições especialmente preparadas para sua sogra. Para não gerar suspeitas, controlava o temperamento, ajudava a sogra em tudo o que precisava, tratando-a como se fosse sua própria mãe.
Passados alguns meses, tudo estava mudado. Bruna conseguia controlar bem o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Neste período não houve uma única discussão com a sogra, que também se mostrava amável e carinhosa com Bruna.
Bruna então, desesperada, voltou a procurar seu Pai:
– Papai, por favor, ajude-me a evitar que aquele veneno venha a matar a minha sogra. É incrível, mas ela se transformou numa mulher muito agradável, e hoje gosto dela como se fosse a minha mãe. Eu não quero que ela morra!
Seu pai sorriu e disse:
– Bruna, não se preocupe. A tua sogra não mudou. Quem mudou foi você. As ervas que te dei são vitaminas para melhorar a saúde. O verdadeiro veneno estava nas tuas atitudes, que foi, aos poucos, sendo substituído pelo amor que você dedicou a ela.
Quando falamos de amor, a primeira ideia que nos vem à mente é o sentimento afetivo e romântico. Obviamente, amar com os “sentimentos” também faz parte da liderança, mas não é a principal forma de fazê-lo. Quando amamos com sentimentos, não precisamos nos esforçar para servir e buscar o bem-estar das pessoas, porque tudo flui com muita naturalidade. Acontece que em no dia-a-dia temos o privilégio de conviver com pessoas que não foram capazes de despertar esse nobre sentimento em nós e, nestes casos, o amor “sentimento” inexiste, levando-nos, como líderes, à necessidade de buscarmos outras formas de amar.
É o que chamamos de amor Ágape, o amor atitude, que não nasce do sentimento, mas da decisão de amar alguém por enxergar nessa pessoa um ser humano que, como nós, também precisa de ajuda, decidindo servi-la, estar atento às suas reais necessidades, seus interesses e seu bem-estar, independentemente do sentimento que temos por ela.
Amar é uma decisão. Para o verdadeiro líder, o amor é muito mais que um sentimento, é uma atitude que traduz e reproduz o seu verdadeiro interesse pela vida das pessoas, demonstrando que o amor é, na verdade, o que o próprio amor faz.
As pessoas apenas esperam que seu líder demonstre um pouco mais de amor por meio de atitudes simples como encontrar tempo para ouvi-las, tratando-as com o devido respeito e importância; elas esperam que seu líder trabalhe no sentido de aumentar a confiança e diminuir o controle, servindo-as, ajudando-as, influenciando-as positivamente, e atendendo suas reais necessidades.
Enquanto líder, você pode até não gostar de alguém que está sob sua liderança, entretanto precisa estar disposto a atender às necessidades e interesses dessa pessoa, cuidando do seu bem-estar, porque em liderança, atitudes falam muito mais que palavras, e se estas atitudes não demonstram amor, as palavras se tornam vazias e insípidas.
Portanto, ame, porque o amor é a essência da liderança.
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança . Como Melhorar a Posição do Seu Site no Google Dicas de Felipe Fabossi para melhorar a posição de seu site no Google www.doseo.com.br . Marco Fabossi Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. www.crescimentum.com.br . Livro Coração de Líder Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br . Vídeos sobre Lideranca e Motivação Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi . Blog da Liderança Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: www.blogdofabossi.com.br
Mais uma vez estamos diante do que o Senhor Jesus nos ensinou,amar sem estabelecer limites ou condições,somos seres feitos em amor e só vivendo essa decisão de simplesmente amar somos felizes e prósperos em todas as áreas de nossa vida.A Palavra de Deus nos ensina tudo o que precisamos saber para viver bem em todos os sentidos,pena que a cegueira espiritual não permita que todos possam beber dessa fonte.
O amor Ágape ou Amor Incondicional é a essência de DEUS descritos na Palavra e confirmado no Evangelho de JESUS. Com a decisão de amar sem condições passamos a ter a imagem e semelhança de DEUS. Amei o blog, parabéns Fabossi. Li tb num site que somos o que pensamos, curti muito. O link é:
http://www.conteudosaude.com.br/conteudoExtra.aspx?id=5955
Acho que vale tb conferir. Bjs e parabéns de novo.
Jéssica, muito obrigado pela participação no blog e pelos comentários.
Um grande abraço,
Marco