Ser Feliz ou Ter Razão (Inteligência Emocional)

casal Oito horas da noite, atrasado, o casal segue para um jantar na casa de amigos. Tanto o endereço quanto o caminho são novos, mas a esposa teve o cuidado de conferir o mapa antes de sair.

O marido dirige, enquanto ela o orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda, porém ele tem certeza de que deve virar à direita.

Uma pequena discussão se inicia, mas ela deixa que ele decida o que fazer.

Ele então vira à direita, mas percebe que estava errado.

Com certa dificuldade, ele admite o erro, enquanto faz o retorno.

Neste momento sua esposa sorri e diz:

– Meu bem, não há nenhum problema em chegar um pouquinho atrasado.

– Mas se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, porque não insistiu um pouco mais? – Perguntou o marido.

– Bem, entre ter razão e ser feliz, eu prefiro ser feliz. Nós estávamos à beira de uma discussão, e se eu insistisse um pouco mais, teríamos estragado nossa noite.

.
Antes de apenas reagir às situações, faça a você mesmo duas simples perguntas: Qual é o meu objetivo? Esta atitude que estou prestes a tomar me coloca mais perto ou me afasta dos meus objetivos? Se sua resposta para esta última pergunta é “me afasta dos meus objetivos”, então descarte-a; prefira ser feliz.
Isso vale para qualquer área de nossas vidas. Se você saiu de casa para se divertir, divirta-se. Se está no trabalho para fazer o seu melhor, faça-o, se viajou para relaxar, então relaxe. Não deixe que situações inesperadas lhe causem sentimentos ou emoções que o afastem de seus objetivos. Nós gastamos muita energia para demonstrarmos que temos razão, quando deveríamos usá-la para conquistar aquilo que realmente desejamos. Afinal, o que você prefere: Ser feliz ou ter razão?
.
Inteligência Emocional é a capacidade de manipularmos nossas emoções de forma que elas trabalhem a nosso favor e nos levem mais perto de nossos Objetivos. (Marco Fabossi)
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Como criar um Blog Grátis
Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos
Como Criar um Blog Grátis
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança

Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Melhor Livro de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

19 comentários sobre “Ser Feliz ou Ter Razão (Inteligência Emocional)

  1. Poxa Marco, essa foi de arrebentar… que bençao…
    creio que teu proximo livro será sobre matrimonio…
    ¡¡¡… y vaya que tienes experiencia, hermano!!!
    grande abraço
    seu irmao
    pr. alex

  2. boa noite
    MARCO
    Esta tocou no meuemocional, muitas vezes eu cometo isso e nunca me dei conta do quanto é importante esquescer pequenas coissas e na hora ser feliz, esquecer, não levar aserio a teimosia, minha ou do marido no momento, nossa foi uma exelente lição. Brigadão, grande abraço
    TEREZINHA FATIMA RIBEIRO-CHAPECÓ -SC

  3. muito bom, tem uns 3 anos, que venho pensando desta forma, e me fez muito bem, só que ai está a ideia, existe um caminho para chegar pensar desta forma, e viver pensando assim, te coloca numa posição melhor, pelo menos eu me sinto assim, é muito bom!!!

  4. Excelente!Uma boa maneira de ensinar às pessoas como chegar mais fácil à felicidade e a alcançar seus objetivos.

  5. É, Marco.
    Muitas vidas estão sendo extintas num ato impensado de “ter razão”…Ninguém quer ficar pra trás. Quer ter razão e não mede o que faz pra isso.

  6. Muito bom!
    Me fez parar, para refletir nos pequenos atos e decisões precipitadas q faço no meu dia a dia!..

  7. Ola Marcos gosto muito de ler seus trabalhos sou uma lider e aprendo cada vez mais com voce, fiz P N L e meu lema desde então é: É MELHOR SER FELIZ DO QUE TER RAZÃO com certeza um abraço.

  8. Esta metáfora demonstra a sensibilidade, no caso feminina, em evitar o conflito. Além disso, demonstra que, sabiamente, ela já previa que a sua cooperação no sentido de informar o endereço ou rota que ela conhecia ocasionaria uma discussão, a qual preferiu evitar. Cabe o questionamento: Teria o marido agido da mesma forma, caso a esposa estivesse no volante? Teria ele preferido se calar, porque a orientação dele, a qual beneficiaria ambos no sentido de chegar mais cedo na festa, acarretaria uma briga ao invés de ser apreciada?

    • Adriana, tudo bem? Este é um bom questionamento! Penso eu que o equilíbrio emocional ou a inteligência emocional independe de sexo ou posição. Ela nasce da decisão de não terceirizar o controle das emoções, porque quando supostamente revidamos ou “devolvemos na mesma moeda”, o que na verdade estamos fazendo é entregando nas mãos de outras pessoas, que muitas vezes nem conhecemos, o controle de nossas emoções. Muito obrigado por participar do Blog. Abraços, Marco Fabossi.

  9. Olá Marco!
    Estou trabalhando e um livro, e gostaria de incluir nele a história que vc descreve, e lógico colocarei a fonte se vc me permite.
    att
    Luis Carlos

    • Luis Carlos, tudo bem? Muito obrigado por participar do Blog da Liderança. Fique a vontade para usar os textos do blog. Basta citar a fonte.
      Um grande abraço.
      Marco Fabossi

  10. Muito interessante suas pontuações em inteligência emocional e estes textos que fazem realmente pensarmos antes de agir. Muitas vezes às pessoas estão passando por aquecimento mental(Marta Medeiros)e com isso explodem por qualquer motivo. Gosto muito de ler o que você escreve. Tenho uma dúvida às vezes é um pouco difícil para mim entender qual é a escolha para ser feliz ou usando a razão? tenho dúvida mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *