Você está tomando o café da manhã com sua família. Seu filho, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua roupa de trabalho. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Uma Opção: Você se irrita. Repreende severamente seu filho e ele começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E começa uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai trocar de roupa.
Quando volta, encontra seu filho chorando ainda mais porque perdeu o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar seu filho, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Chegam à escola atrasados, onde seu filho entra sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filho estão de cara fechada, em silêncio e frios com você.
Outra Opção: Seu filho começa a chorar. Então, você diz a ele, gentilmente: “- Está bem filho, você só precisa ter mais cuidado”. Depois de trocar a roupa, e pegar suas coisas, você volta, olha pela janela e vê seu filho pegando o ônibus escolar. Dá um sorriso e ele retribui, dando adeus com a mão.
Adaptado do Texto de Stephen Covey
10% da vida estão relacionados com o que se passa conosco. Os outros 90% da vida estão relacionados com a forma reagimos ao que se passa conosco. O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro quebre, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho, que nossos filhos derrubem café na nossa roupa, etc. Mas, somos nós quem determinamos os outros 90%. Como? Com nossa reação.
Na primeira opção, o dia foi péssimo, não por causa do café derramado, mas por causa da sua reação ao acontecido. Aqueles 5 minutos determinaram como seria o seu dia.
Quando você abre os olhos pela manhã, deve decidir como vai ser o seu dia. Apesar de saber antecipadamente que será um dia difícil, pode decidir olhar para os problemas, ou olhar para a multidão de bênçãos que você tem recebido. A decisão é sua.
Clique aqui e veja as outras mensagens do Blog do Fabossi
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Marco, parabens pelo seu blog está muito bom!!!!!!Através de suas histórias podemos parar para refletir em nossas vidas e atitudes
Caro Fabossi,
Ter apurada inteligência emocional ajuda muito a controlar e direcionar melhor nossas reações. Os resultados, mesmo quando são reações a acontecimentos pequenos, como mostrado no exemplo do texto, podem destruir o dia ou torná-lo o melhor do ano.
Parabéns pelo blog e pelas belas mensagens. É um ensinamento que guardarei comigo a partir de hoje.
Abraço!
Prezado Fabossi,
Suas mensagens tem ajudado e muito nas conversas que tenho com meus colaboradores, foi pra mim um divisor de águas.
Obrigado.
Prezado Fabossi excelente mensagem. Destaco como de suma importância a expressão:” … Olhar para a multidão de bÊNÇÃOS que temos recebido”. Entendo que o nosso grande problema é não sermos gratos pelo diluvio de bênçãos que DEUS nos tem dispensado. abraços.
Prezado fabossi realmente essa teoria vale muito a pena pratica-la. Prático desde que a conheci.