Carta para um Líder (Liderança)

carta1 Caro Líder, liderança não se conquista pela posse, mas pelo exercício. Liderança não é um título, um cargo, uma posição, uma sala ou uma cadeira. Liderança é uma escolha, portanto, se você escolheu liderar, contribuindo para a construção de um futuro melhor, conquistando resultados extraordinários com as pessoas, influenciando-as e desenvolvendo-as através do seu exemplo, cuidado, ações e atitudes, esta carta é pra você!

Quero compartilhar com você coisas simples, porém importantes, que tenho aprendido em minha caminhada no desenvolvimento de líderes: Liderança é uma jornada que começa pelo lado de dentro, por isso, antes de conhecer e liderar outras pessoas, é preciso fazê-lo a si mesmo, por meio de autoconhecimento e autoliderança. Parece simples, mas creia-me, liderar a si mesmo é bem mais difícil do que liderar os outros, portanto, invista tempo em autoconhecimento. Conheça e reconheça seus pontos fortes e também os pontos fracos. Busque maneiras de potencializar suas fortalezas, e melhorar naquilo que é imprescindível para sua atividade. Encontre em sua equipe pessoas que sejam fortes naquilo em que você não é, e permita que elas o ajudem. Conheça profundamente sua organização e o seu negócio. Busque saber a opinião sincera de seus liderados, pares, clientes e chefes sobre o seu trabalho e sua liderança. Além de ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança, essas iniciativas o ajudarão a construir relacionamentos baseados em transparência, respeito e confiança. E acredite, ainda que domine as melhores técnicas de gestão e liderança, se não construir relações de confiança, não conseguirá liderar. Por isso, pare por alguns minutos do dia, e pergunte-se: O que eu estou fazendo bem? O que eu posso melhorar? Que habilidades eu preciso desenvolver? Seja sincero com você, crie planos de ação, coloque-os em prática, e desenvolva-se um pouco mais a cada dia.

Sabemos que a liderança oferece algumas vantagens, mas isso, sinceramente, não deveria ser sua maior preocupação, porque o verdadeiro líder não é o que busca vantagens para si, mas para os que o seguem, afinal, dificilmente uma pessoa seguiria um líder que a conduz à lugares ou situações piores do que ela conseguiria chegar sozinha, a não ser que seja forçada a fazê-lo, porém, nesse caso não seria liderança, mas tirania. Então, o que você responderia se lhe perguntassem: Qual é a vantagem das pessoas em segui-lo, em estar com você? O lugar ou situação pra onde você as está conduzindo é melhor do que o que elas conseguiriam conquistar sozinhas? Seja sincero: Você se seguiria? Você gostaria de ser liderado por você? As pessoas se tornam seres humanos e profissionais melhores por estarem com você? Ah, e por falar em “seres humanos”, não se esqueça: Antes de ser um bom líder, é preciso ser um bom ser humano!

Conheça seus liderados, sua história, crenças, valores, talentos, capacidades e comportamentos. Talvez você não tenha afinidade natural ou intimidade com todos, mas como líder, mesmo que não seja intimo, precisa ser próximo de seus liderados, criar vínculo, dedicar tempo para ouvi-los, ensiná-los, aprender com eles, dar e receber feedbacks, fazer coaching, discutir ideias, enfim, desenvolver relacionamentos sinceros e transparentes com eles.

Líder é protagonista, alguém que escolhe trabalhar para a construção de um futuro melhor, independente dos bons ou maus resultados obtidos no passado, tornando-se assim uma “Figura de Transição”; alguém que não usa o passado como desculpa, mas como experiência para fazer diferente e melhor, não se importando com o que os outros estão ou não fazendo. Para aquele que escolhe liderar, o que realmente importa é o que acontecerá a partir dele; a nova história da qual ele será protagonista e o legado que deixará em tudo aquilo que fizer, independente de quão bom ou ruim tenha sido o passado, porque líder é aquele que trabalha no presente para construir um futuro melhor.

Você é responsável pelos resultados, por isso, a ideia não é priorizar pessoas aos resultados, mas focar no desenvolvimento delas para que estejam cada vez mais treinadas, preparadas, motivadas, inspiradas e comprometidas com a entrega de melhores resultados. Realocar ou demitir pessoas faz parte da jornada, contudo, ao pensar em fazê-lo, reflita antes sobre seu empenho e dedicação no desenvolvimento delas. Se estiver em paz, consciente de que já fez tudo o que estava ao seu alcance para desenvolvê-las, faça o que precisa ser feito, caso contrário: desenvolva-as. Resumindo: seja coerente, ético e justo.

Assim como muitas coisas na vida, liderança não se aprende na escola, mas no dia a dia, acertando muito, mas errando também, portanto, arrisque-se, dê o seu melhor, e se não der certo, pare, reflita, ajuste a rota, e tente novamente. Sua intenção será o termômetro de suas ações. Se errar com intenção certa, em geral, será compreendido, mas se acertar com a intenção errada, as pessoas perceberão, e isso afetará sua credibilidade. Evite usar atalhos, porque em liderança, eles são perigosos. Haja com amor, caráter e integridade, seja ético e justo. Se você não se considera uma pessoa carismática, não se preocupe, seu caráter e integridade são mais importantes que sua personalidade porque, em liderança, a personalidade pode abrir muitas portas, mas somente o caráter as manterão abertas. Permita que as pessoas o conheçam verdadeiramente, porque o mínimo que você pode oferecer àqueles que lidera, é que eles saibam, de verdade, quem os está liderando.

O maior fator motivacional que você pode oferecer aos seus liderados, é que eles façam parte de um time vencedor, e para que isso aconteça é preciso que todos trabalhem colaborativamente em busca de um mesmo objetivo, portanto, construam juntos uma visão de futuro, estabeleçam metas, criem uma identidade, estabeleçam o propósito e os valores que balizarão as ações e comportamentos da equipe. Um time vencedor sabe exatamente aonde quer chegar, por isso, crie o “norte” para onde todos estarão olhando, porque se cada um estiver para um lugar diferente, os resultados não serão bons.

Não se preocupe com os “Estilos de Liderança”. O melhor estilo é o seu. Seja você mesmo, apenas considere que situações diferentes exigem posturas diferentes. Se uma situação oferece alto risco e sua equipe não está preparada para resolvê-la, talvez tenha que atuar mais fortemente. Se o risco é baixo, ou eles estão preparados, deixe-os fazer, enfim, leia e adapte-se ao cenário e adote o estilo e postura mais adequados a cada situação. Apenas não se esqueça que um de seus principais papéis como líder é desenvolver pessoas e formar novos líderes, e para isso, precisa treiná-las, empoderá-las e delegar a elas tudo o que puder, para que se tornem independentes e autônomas. Você é líder, e não super-herói, portanto, não queira fazer tudo sozinho e nem saber tudo sobre tudo, e quando precisar, peça ajuda à sua equipe. Demonstre humildade. Importante lembrar que: Quanto menos sua equipe precisa de você, mais líder você é!

Não trate as pessoas da mesma maneira, porque elas são diferentes. Com alguns você pode ser mais direto, assertivo e rápido, já com outros talvez precise ir um pouco mais devagar. Isso não significa que um é melhor que o outro; apenas mostra que as pessoas são diferentes e precisam ser tratadas e acordo com suas características se quiser obter o melhor resultado. Uma das melhores maneiras de ajudar seus liderados a tornarem-se independentes e autônomos, é tirando-os da zona de conforto, deixando de responder tudo o que eles perguntam. Procure, na medida do possível, perguntar e não responder. Se seu liderado vem até você perguntando sobre como resolver um problema ou executar uma tarefa, mesmo que você saiba a resposta, instigue-o com perguntas como: Qual sua opinião? Quais são as opções? O que podemos fazer? Como podemos resolver este problema? O que faria se estivesse em meu lugar? Perguntas simples como estas, ajudam a aumentar a autoconfiança e autoestima de seus liderados, e os faz sair do estado de preguiça mental, aguça a criatividade, e aumenta o senso de responsabilidade e comprometimento, porque a partir do momento em que a proposta de solução vem do próprio liderado, ele naturalmente se torna mais envolvido e comprometido com a execução e com o resultado, já que ele é quem teve a ideia. Não espere que excelentes profissionais casualmente batam à sua porta procurando algo para fazer; Se quiser, de fato, liderar uma equipe de alto desempenho, precisará empenhar-se no desenvolvimento das habilidades e do caráter de seus liderados.

A comunicação na liderança é essencial, portanto, comunique muito. Não acredite que emails ou qualquer outro tipo de comunicação indireta são suficientes. Esteja perto das pessoas, converse com elas, evite mandar recados, fale diretamente. Não tire conclusões precipitadas, não acredite em “estórias”, mas cerque-se de informações necessárias para tomar decisões acertadas e justas. Vá direto ao ponto. Nos dias de hoje já não existe tempo para ficarmos dando voltas para comunicar o que precisa ser dito. Pare para escutar as pessoas, e enquanto elas estiverem falando, evite ficar pensando na resposta, porque quando o faz, deixa de ouvir. Lembre-se, o silêncio faz parte da conversa, portanto, ouça atentamente (sem ficar olhando para o computador ou celular) e, depois que a pessoa terminar de falar, então prossiga. Agir assim, além de melhorar a comunicação, demonstra o respeito que você tem pelas pessoas. O mais importante comunicado que você pode fazer à sua equipe, através de suas atitudes, é que você acredita nas pessoas e no potencial delas, e que você será o agente dessa transformação em seres humanos e profissionais ainda melhores. Elas precisam acreditar que com você, chegarão mais longe.

Não existem líderes perfeitos, mas tampouco existem líderes que não estejam em aperfeiçoamento, portanto, o aprendizado contínuo, natural e espontâneo é o caminho que lhe permitirá crescer e deixar de lado a antiga ideia de que é possível avançar com aquilo que já sabe. Mais do que fazer aquilo que gosta, aprenda a apaixonar-se pelo que você faz. Contagie as pessoas com sua paixão. Seja alguém comprometido com os resultados, antes, contudo, comprometa-se com o ser humano. Acredite nas pessoas, sirva-as com amor, caráter e integridade, e evite usar o poder e a influência para servir seus próprios interesses, porque o líder que não serve, não serve para ser líder. Não se preocupe com honra pessoal, mas esteja atento às necessidades daqueles que estão ao seu redor. Viva uma vida com sentido, propósito e equilíbrio; persiga objetivos e resultados legítimos, porque em suas mãos está a oportunidade de construir um futuro cheio de fé, amor, respeito, esperança, dignidade e espiritualidade. Não se esqueça de que seu legado não será determinado pelos bens que deixou, pelas organizações que liderou, pelos recordes que estabeleceu ou pelos produtos que desenvolveu, mas pelas vidas que influenciou e pelos líderes que formou. Lembre-se da lei da semeadura: plantar sementes na vida das pessoas, investir tempo nelas, não garante que elas chegarão onde você espera, contudo, se não plantá-las, nunca saberá.

Líder é aquele que cuida do presente enquanto cria um futuro melhor, porque o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, portanto, se você quer realmente participar dessa construção, escolha tornar-se um líder extraordinário, uma “Figura de Transição”, liderando a si mesmo, transformando sonhos em visão de futuro, servindo e desenvolvendo as pessoas, priorizando a autoridade ao poder, comunicando com responsabilidade, fazendo da pergunta sua maior aliada, formando novos líderes, e agindo com amor, caráter, integridade e ética, porque dessa maneira, estará cumprindo o verdadeiro propósito para o qual você foi criado: liderar. Deus o abençoe!

Assinado: Marco Fabossi, alguém que, como você, busca agir com o Coração de Líder, e contribuir para a construção de um futuro melhor.

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Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
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15 comentários sobre “Carta para um Líder (Liderança)

  1. Querido e brilhante Fabossi,

    Lindo texto!
    Qualquer comentário mais longo poderia comprometer todo o conteúdo deste poderoso texto!
    Portanto, fico na reflexão:

    “Conhece-te a ti mesmo!”

    Abraços

    Fabio

  2. Simplesmente espetacular,magnifico, como sempre suas mensagens sempre inspiradoras, sempre as coloco no quadro de minha empresa para meus funcionários. Um abraço

  3. Muito inspiradora a mensagem. A melhor coisa sempre é colocar-se no lugar do outro para sermos seres melhores e fazer nossa parte do mundo que queremos.
    Parabéns!
    Nilda

  4. Fabossi,

    Texto simplesmente EXTRAORDINÁRIO…

    Obrigada por ter escolhido ser um Líder Extraordinário e nos ajudar a sermos pessoas melhores!!!

    Janaina

  5. qUERO APRENDER A SER LIDES COMO TU ES E ESTAS NESTE MUNDO AJUDANDO A TODOS. mUITO OBRIGADO E POR FAVOR. dIGA UM NOME DE UM LIVRO PRÁTICO E COMUNICATIVO NO MUNDO DE HOJE COMO EMPREENDEDOR.

    AQUILES

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