Um bom líder procura evitar que estes pensamentos e frases estejam presentes em seu dia a dia. Pode ser que eles surjam sorrateiramente em sua mente, por isso, fique atento, e lembre-se: Talvez você não consiga evitar que um pássaro pouse em sua cabeça, mas está em suas mãos a decisão de deixa-lo construir ali o seu ninho.
“Você não é pago para pensar”
É o mesmo que dizer: “Não quero ouvir o que você pensa porque pessoas mais inteligentes do que eu me fazem sentir inseguro!”. Esta frase “de ataque”, de fato é um instrumento de defesa para o líder que tem medo de que alguém revele uma ideia mais brilhante que a sua. Como fiz o filósofo Mario Sergio Cortella, a riqueza do trabalho em equipe está no estoque de conhecimento, ou seja, na sinergia do conhecimento de todos, e isso só é possível quando o líder permite e incentiva que este conhecimento seja compartilhado.
“Aqui é trabalho; não é para ser divertido”
Diversão não é antônimo de Seriedade. Um trabalho pode ser sério, e ao mesmo tempo divertido, por isso é importante que haja momentos de prazer, lazer e diversão no dia a dia. O bom humor no trabalho ajuda a manter o bom clima organizacional e, consequentemente, melhora a disposição e motivação das pessoas.
“Não é culpa minha”
Uma das principais características de um líder de sucesso é a consciência de sua responsabilidade sobre tudo o que lhe é conferido: resultados, pessoas, desafios, etc. Ainda que não tenha sido o líder ou sua equipe que tenham criado um problema, sua responsabilidade é participar da solução dele, em vez de reclamar ou tentar se eximir de uma possível culpa. Comentários como esse demonstram fraqueza, falta de resiliência e ausência de compromisso com o resultado.
“Sempre fizemos assim”
O líder é uma figura de transição. Não importa o jeito que foi feito até hoje; o que importa é o que pode ser feito de agora em diante para obter resultados extraordinários, portanto, esse pensamento e essa frase devem ser abolidos do dicionário do líder. É preciso renovar e inovar, já que uma das poucas certezas que temos atualmente é que a única coisa que não muda é que tudo muda o tempo todo.
“Eu só contrato pessoas que pensam como eu”
A maior riqueza de uma equipe está a diversidade de talentos, pensamentos, comportamentos e ideias. Pensar e falar dessa maneira demonstra a falta de disposição do líder em sair da zona de conforto para ter que lidar com pessoas diferentes dele, deixando claro que ele está mais preocupado consigo mesmo, do que com os resultados que sua equipe pode alcançar.
“Com quem você pensa que está falando?”
Poder é bem diferente de autoridade, mas alguns líderes ainda confundem as duas coisas. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazer as coisas de bom grado por causa de sua influência pessoal. Poder é a capacidade de obrigar ou coagir as pessoas a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo quando elas não querem fazê-lo. O poder funciona muito, mas por pouco tempo, tendo como contrapartida a obediência, enquanto a contrapartida da autoridade é o respeito. Por isso, evite este tipo de frase ou pensamento, evitando que a busca do poder anule sua autoridade. Veja também o artigo: http://www.blogdofabossi.com.br/2010/07/dunga-x-maradona-poder-x-autoridade-lideranca/
“Não faça perguntas. Apenas faça o que estou dizendo”
A capacidade de fazer boas perguntas é um dos principais fatores que distinguem as pessoas e equipes bem-sucedidas das demais. São as perguntas que abrem as portas de novas possibilidades, portanto, como líder, além de perguntar muito, você precisa fomentar a liberdade de perguntar em sua equipe. Lembre-se, as pessoas se comprometem com aquilo que ajudam a criar, portanto, incentive a criatividade através de perguntas, suas, ou de sua equipe.
“Errar não é uma opção”
Ninguém erra porque adora errar. Certamente alguns erros são fruto de falta de atenção ou cuidado, contudo, ser intolerante a erros pode significar a estagnação do desenvolvimento das pessoas, porque o erro faz parte do processo de aprendizado. Tudo o que é bem feito hoje, já foi mal feito um dia, inclusive as coisas que você faz, portanto, use os erros como ponto de alavancagem para o acerto. Obviamente, não precisa incentivar o erro, mas quando ele ocorrer, use-o como ponto de partida para a excelência.
“Não quero saber quais são suas prioridades! Esta é sua nova prioridade”
Um líder não precisa ser intimo das pessoas, mas deve estar próximo delas. E estar próximo significa conhecer sobre sua carga de trabalho, saber se pode ajuda-lo ou apoiá-lo em algo, se está precisando de algum recurso, treinamento, ou mesmo um apoio num assunto pessoal. Aqui vemos novamente o uso do poder em detrimento da autoridade. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Isso não funciona mais em liderança.
“Tem muita gente que gostaria de ter o seu emprego”
Uma clara demonstração de liderança baseada na ameaça e no medo. Uma total falta de interesse, compromisso e preocupação com a pessoa que está a sua frente. Se a pessoa não está feliz naquilo que faz, o papel do líder é apoiá-la em buscar algo que esteja mais conectado com seus talentos e identidade, ainda que seja em outro lugar. Isso, contudo, não se faz com ameaças ou comentários maldosos e indiretos como este.
“Se eu quiser isso bem feito, eu mesmo tenho que fazer”
Essa é bem comum. O líder que pensa ou fala assim, entende que “Aqui ninguém é, e tampouco pode ser tão bom quanto eu”. Pensando assim, o líder tende a ficar sobrecarregado e, além de deixar de fazer o que deveria por estar fazendo aquilo que não deveria, pelo fato de não acreditar que as outras pessoas sejam suficientemente capazes, ainda limita o crescimento e desenvolvimento de seus liderados, causando frustração e desmotivação na equipe.
“Pra que desenvolver as pessoas, se elas ficam boas e vão embora? Melhor mantê-las fazendo o básico. Assim eu as retenho”
Eu já ouvi esta frase em alguns dos treinamentos que ministrei. Parece algo difícil de pensar, mas não é tão incomum assim. O líder existe por causa das pessoas, e para as pessoas. Sem elas a liderança simplesmente inexiste. Portanto, o papel primordial do líder é apoiá-las em seu desenvolvimento. Certamente elas crescerão e alçarão novos voos, e quem sabe venham a substituir o próprio líder, para que este líder possa igualmente alçar voos ainda maiores. Afinal, um líder insubstituível é também um líder “impromovível”.
“Não me traga problemas. Traga-me soluções”
É muito importante que o líder incentive as pessoas à buscar soluções para os problemas, para que elas se tornem resilientes e autônomas, contudo, é igualmente importante que o canal para conversas abertas e sinceras esteja aberto. Ninguém sabe tudo, as pessoas têm conhecimento, talentos e competências diferentes, e nem sempre conseguirão encontrar sozinhas a solução de um problema, por mais preparadas que estejam. Incentive a pro-atividade, mas mantenha as portas abertas para uma boa conversa de aprendizado.
E você, se lembra de mais alguma “perola” que o líder deveria evitar dizer? Me ajude a completar esta lista, e mande-a pra mim.
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Um grande abraço,
Marco Fabossi
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Boa Leitura
Mais umas das “antigas”;
“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”
“Quem tem poder manda, quem tem cabeça obedece”
” Não está contente ? O portão tem (seis) metros”
“Quem nasce pra ser peão, não chega nunca a liderança”
“Aquí não é a casa da mãe Joana…”
Bom o que eu já disse para liderados foi: ao trazer o problema tente trazer a solução também, acho que mesmo assim disse o que não deveria dizer? Já disse essa frase para que isso ajude eles mesmo em outras situações! mas se eu estiver errada gostaria de saber pra não fazer mais!!!!!!!!!!! Obrigada!
Mayse, tudo bem? De fato, não tem certo ou errado. Até mesmo porque não são apenas as palavras que dizem aquilo que o líder quer efetivamente dizer. Seu comportamento, seu exemplo, suas atitudes e várias outras coisas falam mais que palavras. O mais importante é que eles sejam incentivados a buscar soluções, mas que também possam pedir ajuda quando precisarem, principalmente para o líder. Abraços, Marco Fabossi.
Ouvir certas frases daqueles que tem a missão de liderar, muitas vezes pode afetar o desempenho de toda a equipe.
Gostaria de acrescentar a seguinte pérola: “QUEM MANDA AQUI SOU EU!”, obviamente em maiúsculo para dar o devido tom.
Fabossi,
Parabéns pelo post. Cada vez que me deparo com situações como as descritas me vejo num momento totalmente surreal. Tipo, ‘não acredito que esse tipo de comprotamento ainda exista!’
Mas é um trabalho de formiguinha e de educação. Creio que o mercado educa essas pessoas que ainda insistem em agir dessa forma. As empresas não podem se omitir nesse processo. Muitas tem conhecimento e fecham os olhos.
Enfim, vida que segue.
Abs