Um jovem e bem sucedido executivo dirigia em alta velocidade pela estrada, quando de repente um tijolo atingiu a porta de seu novíssimo carro. Imediatamente ele freou, deu marcha ré até o lugar de onde teria vindo o tijolo, saltou do carro e se deparou com um menino.
Sem nada perguntar, empurrou o menino contra um veículo e gritou:
– Você é louco moleque? Por que fez isso? Sabe quem eu sou? Que besteira você pensa que está fazendo? Eu acabo de tirar este carro da loja!
– Senhor, me desculpe, eu não sabia mais o que fazer! – respondeu o menino assustado – Eu tentei parar outras pessoas, mas não consegui. Meu irmão desceu sem freio e caiu de sua cadeira de rodas e não consigo levantá-lo. O senhor poderia me ajudar a recolocá-lo em sua cadeira de rodas? Ele está machucado e é muito pesado para mim.
O jovem executivo, com “um nó na garganta”, dirigiu-se então ao jovenzinho, colocou-o em sua cadeira de rodas, tirou seu lenço, limpou suas feridas e arranhões, e ficou ali até ter certeza de que estava tudo bem.
– Obrigado e que Deus possa abençoá-lo – agradeceram as crianças.
Enquanto o homem ficou observando o menino se distanciar, empurrando seu irmão em direção à sua casa, decidiu não consertar a porta amassada para lembrar-se de que não é preciso ir tão rápido pela vida, a ponto de que as pessoas precisem atirar um tijolo para conquistar sua atenção.
É muito importante compreender a diferença entre Gestor e Líder. Nossas organizações estão repletas de gestores altamente capacitados, dotados de enorme competência técnica e gerencial; homens e mulheres preparados para um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, mas tão profundamente dedicados aos negócios e seus resultados que terminam por negligenciar as pessoas. Mais que gestores, as organizações precisam de líderes que enxergam e aceitam as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, níveis hierárquicos ou sociais, e religião. Líderes conscientes de que todas as conquistas são fruto do trabalho em equipe.
Reflita por um momento sobre o texto que acabou de ler: Será que as pessoas de sua equipe também desejariam “atirar um tijolo” para conseguirem conquistar um pouco de sua atenção como líder? Se você tem pessoas sob sua responsabilidade, é preciso ter consciência de que como gestor, você trata de “coisas” (processos, metas, resultados, etc.), mas como líder, seu compromisso é com pessoas, que trazem consigo sentimentos, ansiedades, frustrações e expectativas. Não permita o que as pressões do dia-a-dia por resultados de curto prazo, a correria, as mudanças, os processos, as metas ou qualquer outra coisa lhe afastem de sua equipe. Dê atenção às pessoas, ouça-as, ajude-as, cuide delas, e nunca se esqueça:
Gestão é o que fazemos, Liderança é o que somos. O Líder se torna o número um, colocando as pessoas em primeiro lugar.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Treinamento Líder-Coach Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho São Paulo – SP: 20 e 21 de Agosto. João Pessoa – PB: 24 e 25 de Julho Leve o Treinamento Líder-Coach para sua Empresa!.
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br .
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br .
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br .
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi
Realmente não podemos esquecer que as pessoas são sempre mais importantes e quando perdemos essa visão deixamos de ser humanos e nos tornamos uma peça da engrenagem.
Marco:
Seu texto exemplifica nosso dia-a-dia. Quantas coisas deixamos passar e quantas pessoas deixamos de ajudar pois estamos olhando nosso próprio “umbigo”. Precisamos ter cuidado para não aprendermos com a dor – tijoladas – e sim com amor.
Um grande abraço e parabéns pelo belo trabalho.
Odete Reis
Palestrante
Marco, Parabéns pelo texto:
Quanto mais humano, ( nos tornando mais “ser”, menos “ter”) altruista ,cautelosos, pacientes, prestativos, atenciosos, ajudando, colaborando, valorizando , reconhecendo com amor o proximo, mais obteremos saude, prosperidade e alegrias…
Um Abraço,
Marizélia
Maravilhoso este texto. Sempre me empressiono, me identifico e aprendo com seus textos.
Obrigada
Fabossi,obrigada pelos textos mesmo sem conhece-lo sou grata pelas mensagens de incentivo.
Texto bom para reflexão em grupo,especialmente quanto ao destaque de que precisamos ampliar o nosso
olhar ou melhor precisamos aprender a ver.
Leila, muito obrigado pelos comentários. É verdade, precisamos ampliar nossa visão!
Abs,
Marco
Quero lhe parabenizar pelo esse seu excelente trabalho de esta sempre deixando uma reflexão de vida,é muito bom ter pessoas assim como você que se preocupada com o bem esta do proximo.
Parabens que Deus te abençõe sempre e te der cada vez mais sabedoria.
Um forte abraço Edivânia
Não é preciso machucar alguém pra ser mais.
Boa tarde!!!
Amar o proximo como a te mesma esse e o mandamento.
Meu Deus como tenho corrido na vida! Obrigado por me alertar atravé deste texto Marco!
Marco bom dia.
Amo seu blog, cai aqui de para-quedas e amei.
Posta mais textos.
Bjs