A Esquiadora (Resiliência)
A esquiadora Bonnie St. John Deane, por ter apenas uma perna, participava das paraolimpíadas competindo com outra esquiadora portadora da mesma limitação física.
A outra atleta foi a primeira a partir na competição, e na última volta se desequilibrou, caiu, mas levantou-se e cruzou a linha de chegada com um tempo não muito competitivo.
Confiante, Bonnie comentou com sua equipe que tinha certeza da vitória, porque certamente não cairia. Mas o inesperado também aconteceu com Bonnie: ela também caiu e cruzou a linha de chegada com um tempo ainda maior que sua oponente, que venceu a disputa.
Bonnie ficou arrasada, e seus companheiros tentavam consolá-la dizendo coisas como:
– Ela é apenas uma esquiadora mais rápida que você.
E quando Bonnie ouvia este tipo de comentário, respondia com firmeza:
– Não, ela não é mais rápida que eu. Ela apenas se levantou mais rápido que eu!
Existem muitas verdades na vida, e uma delas é que todos nós “vamos cair em certas curvas da nossa existência”, e o que fará de nós pessoas bem sucedidas não é o fato de evitarmos as quedas (porque elas são inevitáveis), mas a velocidade com a qual levantamos e nos recuperamos delas. Todos caem, mas só os resilientes se levantam.
Isso é resiliência, a velocidade com a qual ficamos em pé. O termo resiliência provém do latim, do verbo “resilire”, que significa “voltar ao estado natural”. Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizada pela Física e Engenharia, referindo-se a capacidade de voltar ao estado normal ou de não arrebentar. A Resiliência é o principal fator do sucesso de longo prazo. Ela afeta nosso modo de lidar com os problemas e as novas situações.
A boa notícia é que resiliência pode ser aprendida! Quando estiver no meio de uma adversidade, busque agir da seguinte maneira:
1 – Coloque seu foco naquilo que você pode agir para influenciar, controlar ou modificar, ainda que seja pouco, e movimente-se, aja, faça algo. Não foque naquilo que você não tem controle.
2 – Assuma responsabilidade por sua parte na solução no problema, ainda que não sido você o causador. Pense no que você pode fazer para ajudar.
3 – Não faça do problema algo maior do que ele é, e nem permita que ele invada áreas da sua vida que não estão relacionadas a ele.
4 – Resolva ou ajude a resolver o problema o mais rápido possível. Não deixe que ele se estenda por muito tempo.
Pessoas com alto nível de resiliência buscam alguma maneira de controlar ou influenciar a situação, se responsabilizam em ajudar, em fazer sua parte para que as coisas voltem ao normal, fazem o possível para limitar o problema ao próprio problema, e sabem que o problema não é para sempre.
Metáforas como esta fazem parte do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, que será lançado em agosto de 2009.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
Um grande abraço,
Marco Fabossi
Gosto muito dessas metáforas de encorajamento e força interior.
Já atravessei tantas na minha vida, que se não reagisse aos tombos, não estaria mais aqui escrevendo agora.
Abraços: Dorita.
Marcão,
Mais uma vez PARABÉNS !!! Seus textos têm sido cada vez mais fortalecedores e encorajadores!!
Que Deus continue lhe abençoando e que cada vez mais você possa utilizar sua experiência e sua habilidade com pessoas para trazer palavras como esta!
Fica com Deus!
Um abração,
Fillipe
PS: Me avise do lançamento do livro ein!
Fabossi,
Parabéns.
Desejo-lhe muito sucesso nessa nova etapa da vida. Que Deus o ilumine na missão de ajudar pessoas a se reencontrarem com suas “resiliências” e trilharem pela estrada da alegria.
Abraços
Nestor
Esta mensagem me fez lembrar aquela em que duas meninas estão atrasadas para a aula e então uma pára, ajoelha-se e ora a Deus para que consiga chegar no horário. O que não ocorre. Porém, ao chegar na escola ela conversa com sua colega e questiona que não era justo chegar atrasada se ela tinha orado. Sua colega então respondeu: “Eu também orei. Só que fiz isso enquanto corria.”
Marcos, saiba que Deus tem usado sua vida para abençoar as nossas.
Sucesso e até o lançamento.
Parabéns!
Aprendi com o passar o tempo o seguinte:
“Não apresente seus problemas a Deus, antes apresente Deus aos seus problemas…”
eles fugirão de vergonha !
abraço, Gil
(vi a capa do livro, ficou DEZ !!!)
Marcos esta história é muito bacana, principalmente para os jovens que através da mesma são motivados a continuar na busca pelos seus sonhos.
Que o Senhor te abençõe!
Conversando com uma amiga hj percebi o quanto ela precisava de ler o texto acima para dar o peso certo aos problemas, caiu como uma luva copiei, colei e enviei!Parabéns pelo blog!Virei fã!
Maysa
Procurando um texto sobre resiliencia ,achei esse . Vou copiar,imprimir e partilhar com minha equipe de vendas. Estamos passando por um problema de falta de vendas o que está começando a gerar desmotivação. Acredito que esse texto que acabei de conhecer ,irá nos ajudar muito. Fabossi, muito obrigada pela sua disponibilidade em nos ajudar sempre. Um abraço